Anastasia faz balanço dos 100 dias de governo e estabelece novas metas

Foto Wellington Pedro / Imprensa MG

O governador Antonio Anastasia apresentou, nesta quinta-feira, dia 14, no Auditório JK da Cidade Administrativa, o balanço dos 100 dias do governo. Durante reunião que contou com a presença de todos os secretários de governo, o governador apresentou as primeiras ações do Governo de Minas e as políticas públicas que nortearão os próximos quatro anos. A reunião serviu ainda para firmar as novas metas pactuadas entre todos os órgãos da administração e lançar o novo site em que a população poderá participar do processo de gestão em Minas.

“Esses 100 dias demonstraram a possibilidade de criarmos, de surpreendermos, de sermos diferentes para conseguirmos resultados melhores. Esse é o desafio fundamental que nosso governo tem que lançar permanentemente. É ele que comemoro com todos que aqui estão, sabendo que ainda teremos muitos e muitos períodos de 100 dias até o fim de mandato, em 31 de dezembro de 2014. Tenho a mais serena convicção de que temos bons resultados a comemorar”, disse o governador.

Gestão para a cidadania

Na primeira parte da apresentação, o governador Antonio Anastasia mostrou a evolução da gestão pública em Minas Gerais que, por meio do “Choque de Gestão”, iniciado em 2003, equilibrou as contas públicas e permitiu maior capacidade de investimentos sociais e de infraestrutura. Na segunda-fase, chamada de “Estado para Resultados”, houve o aprofundamento das melhorias no desempenho do Estado para a busca de avanços sociais. Na terceira geração do Choque de Gestão, a ser implantado neste Governo, o foco será o fortalecimento da cidadania, com o chamado “Estado em Rede”.

“Já levamos o Governo, através dos resultados, para perto das pessoas que passaram a sentir a ação do poder público. Mas isso não nos basta. É importantíssimo que o cidadão tenha uma ação mais efetiva dentro do Governo, porque as políticas públicas só serão exitosas se tivermos o compromisso dessas pessoas”, disse Antonio Anastasia.

Os pilares para a implantação do novo modelo de gestão estabelecido pelo Governo de Minas serão a transparência, o estabelecimento de prioridades claras, o engajamento da sociedade civil e a participação com qualidade.

Principais resultados

Nos 100 dias de governo, várias ações já começaram a ser implementadas. O governador Antonio Anastasia citou, como exemplo, a repactuação das Metas do Milênio com as Organizações das Nações Unidas (ONU). Das sete metas objetivas propostas até 2015, Minas alcançou e superou cinco delas ainda em 2008. Diante do bom resultado, Minas Gerais pactuará novas e mais ousadas metas com a ONU para os próximos quatro anos.

Nesse período, foi lançado o programa inovador Oficina de Travessias, que reúne as principais ações do Governo de Minas nas áreas de educação, saúde, assistência social e geração de emprego. O projeto cria um novo conceito, a incubadora social, em que programas já testados ou em fase de implantação, como “Professores da Família” e “Porta a Porta”, serão experimentados para depois serem expandidos. Nesta primeira fase, nove cidades serão beneficiadas: Confins, Capim Branco, Mateus Leme, Matutina, Ninheira, Arinos, Santo Antônio do Jacinto, Itinga e Presidente Kubitschek.

Outras ações inovadoras foram a instituição da contrapartida social para transferências voluntárias de recursos do Estado para os municípios mineiros e a criação do Comitê de Negociação Sindical com a finalidade de formalizar um espaço sistemático e permanente de negociação entre o governo e representantes dos servidores. Além disso, o governo Antonio Anastasia criou a Subsecretaria de Gestão de Pessoas para dar continuidade à implantação de políticas para valorização e profissionalização dos servidores.

Leia matéria completa Anastasia faz balanço dos 100 dias de governo e estabelece novas metas

Ouça pronunciamento do governador Anastasia

http://www.agenciaminas.mg.gov.br/audios/download/mjaxmta0mtqxndaxmzvfmtqtmdqtmteglsbwcm9udw5jawftzw50bybhbmfzdgfzaweglsbtaw5hcyblbsbtb3zpbwvudg8glsaxmdagzglhcy5tcdm

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: