Aécio sinaliza novo rumo da oposição firme e séria, dizem tucanos

Políticos tucanos consideraram que o primeiro discurso do senador Aécio Neves (PSDB/MG) sinaliza novo rumo de uma oposição firme e séria. Em plenário, o senador mineiro apontou as diretrizes que permitiram o avanço da economia brasileira, como o Plano Real e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), nos governos Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Os petistas votaram contra essas duas medidas.

Em seu discurso, o ex-governador de Minas Gerais elencou uma série de desafios da agenda nacional e prometeu uma oposição contundente, mas responsável. Diferente dos petistas, que sempre votaram contra os tucanos, Aécio afirmou que apontará os erros e acertos.

Confira as declarações de políticos tucanos que acompanharam o discurso:

“Aécio prestou um serviço à instituição. Ele mobilizou os senadores. Vimos um plenário repleto, com permissão para o debate, algo raro no Senado. Essa mobilização é essencial para a instituição e para a democracia. O discurso propôs uma oposição elegante. Oposição é necessária. Infeliz do país sem uma oposição corajosa e responsável. Além disso, ele não extrapolou os limites da elegância política.”

Líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR)

“Foi um discurso sensato, contundente, esclarecedor e de demonstração de unidade do partido e da oposição. É importante que, na democracia brasileira, conquistada com muita luta, a oposição se organize de forma mais substantiva do que adjetiva e que possamos fazer as comparações necessárias. O atual governo faz muita propaganda e promessas, mas não consegue tirá-las do papel.”

Líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP)

“O discurso de Aécio Neves, hoje, é a voz, a palavra que faltavam à oposição. Até o presente momento, a oposição precisava de alguém que falasse como ele se manifestou: com a autoridade que tem ao falar. É o caminho que precisamos percorrer para essa luta que virá a seguir.”

Presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE)

“O senador Aécio Neves fez uma análise que mostra desdobramentos da democratização brasileira até os dias atuais. As coisas que foram construídas são de responsabilidades dos governos que se sucederam no período da redemocratização. Ele também fez propostas do ponto de vista de ação, inclusive parlamentar, muito importantes. É o caso da questão do saneamento básico, que hoje perde R$ 2 bilhões de investimentos porque é tributado pelo governo federal.”

Ex-governador de São Paulo, José Serra

“O senador Aécio Neves devolve ao Congresso os grandes debates, a oportunidade da discussão em alto nível de temas importantes. Ele traz de volta o que não acontecia há anos. E reinaugura uma época, um tempo de que muitos já tinham saudade, dos grandes debates e dos grandes homens públicos. O senador Aécio é um homem experiente, maduro.”

Líder da minoria na Câmara, Paulo Abi-Ackel (MG)

“Temos um líder caminhando de forma vigorosa, levando a bandeira do partido e estimulando um amplo debate. Isso fará com que o partido reencontre as suas raízes, fazendo uma avaliação da história recente da República. Aécio aponta com coragem os erros do atual governo e mostra uma agenda de convergência, que pode ser positiva para o Brasil. Um divisor de águas!”

Secretário-geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG)

“O senador Aécio Neves, seguindo as tradições de seus avós, é um grande orador e trouxe para o debate do Senado dados muitos concretos sobre as críticas que faz ao atual governo. O seu discurso contém, ao recordar informações históricas, o posicionamento dos seus partidários. E trouxe temas que representam deficiências graves no último governo em relação ao progresso do país.”

Deputado Bonifácio de Andrada (MG)

“O discurso sinaliza que a democracia só pode ser consolidada quando temos um debate de concepções de ideias e propósitos. Ao longo dos últimos anos, é a primeira vez que a gente tem a oportunidade, no Congresso, de elevar o nível de debate, sem personalização ou ataques, mas com um propósito de projeto para a nação. Ele deu um novo tom para o Congresso.”

Deputado Eduardo Barbosa (MG), presidente do ITV/MG

“O senador Aécio Neves me emocionou, ao dizer que ser oposição era para adversário e não para inimigo. Que o PSDB se posicionaria de uma forma responsável. Que seríamos opositores em ideias. Eu tenho certeza de que ele vai conduzir a oposição da melhor forma possível no Senado, onde será priorizado o debate de ideias.”

Deputado Bruna Furlan (SP)

“É um marco importante para a política brasileira. Pelas circunstâncias eleitorais, o senador Aécio Neves sai como grande protagonista da oposição para os próximos quatro anos. Foi um discurso equilibrado, inteligente que toca nas feridas, reconstrói a leitura do que foi feito no Brasil nos últimos 20 anos. Foi um discurso duro de quem sabe o que quer.”

Deputado Márcio Bittar (AC)

“O senador Aécio mostra que o crescimento econômico e social do país foi fruto de diversos governos. Se o país conseguiu avançar e construir algo estruturante, isso só foi possível com mudanças que se iniciaram em governos anteriores ao do PT. Ele deu o norte para o discurso da oposição  daqui pra frente.”

Deputado Alberto Mourão (SP)

“O Aécio tem demonstrado muita coerência no seu discurso. Faço uma avaliação positiva. O senador consegue agregar vários valores em uma mesma situação e num mesmo momento. Ele se coloca na linha de frente de uma oposição séria, segura e com muita firmeza.”

Deputado Pinto Itamaraty (MA)

“O senador agradou-me ao dizer que a história se faz com fatos. E precisamos rememorar o que aconteceu no país, além de caminhar daqui para frente com outras ideias. Fazer oposição propositiva, mas crítica e vigilante. Achei muito elegante a forma como ele colocou as questões.  Mas uma coisa é patente: a oposição deu um largo passo ao mostrar uma nova cara ao país.”

Senadora Marisa Serrano (MS)

“Ele faz um discurso de fôlego, fazendo um balanço do governo Lula e apontando as nossas diferenças de fundo em relação ao PT, as práticas políticas e os resultados de governo. E propõe uma série de temas para o futuro. Um discurso substancial, esperado há muito. Ele satisfez plenamente como colega e como militante do PSDB.”

Senador Aloysio Nunes Ferreira (SP)

“Foi um discurso consistente, técnico, sem abandonar o viés político. Aécio Neves fala de forma vigorosa a respeito das diferenças entre PSDB e PT. Mencionou que a construção do atual processo democrático ocorreu mesmo com a posição contra do PT. Mostrou que o país é o que é hoje em função de toda uma gama de políticos e governo que antecederam este governo.”

Deputado Rogério Marinho (RN)

“O pronunciamento mostra a figura do papel de responsabilidade que o PSDB tem com o país. Aécio se colocou representando o pensamento do partido, ao recordar a transição do período do ex-presidente Itamar Franco até o governo do ex-presidente Fernando Henrique. Muito do momento da economia é fruto de ações e acertos do  Plano Real e de polícias sociais da dona Ruth Cardoso.”

Deputado César Colnago (ES)

“Ele mostra as conquistas que o Brasil teve nas últimas décadas. E coloca quais são as posições que nós estamos buscando no diálogo, o contraditório, coisa que o governo não estabelece. O que hoje prevalece são as medidas provisórias. Aécio demonstra que a oposição veio para fiscalizar e dialogar com governo de forma elegante.”

Deputado Ricardo Tripoli (SP)

“O discurso revelou o peso político do senador Aécio Neves em inaugurar um debate em uma dimensão que o Senado já experimentou, mas há muito tempo não acontecia. Com muita elegância, fez uma abordagem da história reconhecendo os erros, reconhecendo acertos, apontando uma série de questões que precisam ser lembradas como as omissões do PT em momentos fundamentais. Ser oposição é também ser patriótico. Que o pronunciamento seja registrado como um divisor de água.”

Deputado Otavio Leite (RJ)

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: