Governador Antonio Anastasia lança Projeto Professores da Família

Os cem primeiros Professores da Família com o governador Antonio Anastasia Foto Wellington Pedro / Imprensa MG

O governador Antonio Anastasia lançou nesta terça-feira, dia 5, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, o Projeto Educacional Professores da Família, um dos compromissos do Programa de Governo para melhorar o desempenho escolar dos estudantes do ensino médio em municípios com até 30 mil habitantes e com Índice de Educação Básica (Ideb) abaixo da média nacional. Além de melhorar o rendimento dos alunos em sala de aula, o programa tem o objetivo de reduzir a evasão escolar e aumentar a participação dos pais na educação dos filhos a partir da presença dos Professores da Família nas residências onde for identificada essa necessidade.

“A evasão escolar é um problema que temos de combater de maneira muito enérgica. O Professor da Família será fundamental no combate a ela, porque vamos estimular os alunos e, mais do que isso, vamos saber as causas, caso a caso, em cada família, em cada residência, da eventual evasão daquele aluno e evitar que ele abandone a escola. Porque o aluno que abandona a escola, na realidade, é um aluno que está deixando oportunidades para o seu futuro”, disse o governador Anastasia, em entrevista.

O Governo do Estado investirá R$ 1,9 milhão no projeto, este ano, para atender 22 escolas estaduais do ensino médio de nove municípios, beneficiando 4,2 mil alunos. A meta é implantar o projeto em mais 36 cidades que fazem parte do Programa Travessia, no próximo semestre, chegando a 100 em 2012. No primeiro momento, serão atendidas Presidente Kubitschek, Santo Antônio do Jacinto, Itinga, Ninheira, Mateus Leme, Confins, Arinos, Matutina e Capim Branco.

A partir do levantamento da situação de cada aluno, em cada escola estadual, a Secretaria de Estado de Educação encaminhará um Professor da Família à casa do estudante que não apresente bom rendimento para identificar as fragilidades existentes, motivá-lo e permitir sua inserção no sistema estadual de ensino.

Os 100 primeiros Professores da Família

Durante a solenidade, foram apresentados pela secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, os 100 primeiros Professores da Família, escolhidos por processo público de seleção. A partir das visitas às famílias, os professores desenvolverão plano de ação com metodologia de estudos, acompanhamento escolar e interlocução frequente com a escola sobre as dificuldades e possibilidades dos alunos. O programa também tem o objetivo de estimular os pais dos alunos a retomar ou iniciar os estudos.

Para o Professor da Família de Mateus Leme, Adaílson Gonçalves, o projeto será uma oportunidade de resgatar não só os alunos, mas também famílias. “Certamente encontraremos muitas famílias degradadas, envolvidas com drogas que, com nossa capacidade, resgataremos. Levaremos as crianças novamente para a escola, beneficiando não só elas, mas a sociedade como um todo”, disse Gonçalves.

Qualificação

Os professores da família são profissionais com ensino médio ou superior com habilidade em lidar com juventude, conhecimento de informática e mobilização juvenil. Os profissionais terão treinamento inicial com carga horária de 32 horas, acompanhamento diário pela internet e encontros presenciais, mensais, na Escola Travessia, em Belo Horizonte.

Além do treinamento específico sobre as ações e atividades a serem desenvolvidas, os Professores da Família também receberão treinamento sobre a concepção de pobreza adotada pelo Programa Oficina de Travessias, e políticas sociais para a Juventude.

Leia matéria completa Minas lança o Projeto Educacional Professores da Família

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: