PSDB de Minas Gerais realiza convenção e elege nova Executiva Estadual

O deputado federal Marcus Pestana assume a presidência do PSDB de Minas Gerais para o biênio 2011/2013

O PSDB de Minas Gerais realiza nesta segunda-feira, dia 21, sua convenção para eleger um novo Diretório e uma nova Executiva Estadual. A eleição acontece na sede do Partido, à Rua Alvarenga Peixoto, 974 – 2º andar, em Belo Horizonte, das 16 às 20 horas.

Têm direito a voto cerca de 800 delegados de todo Estado, além dos parlamentares tucanos e membros do Diretório Estadual e do Diretório Nacional que têm domicílio eleitoral em Minas.

Para o Diretório, serão eleitos para um mandato de dois anos 104 membros efetivos e 35 suplentes. Também serão escolhidos cinco integrantes do Conselho Estadual de Ética e Disciplina partidária, assim como seus suplentes. Os convencionais elegem, ainda, 60 delegados – e igual número de suplentes – que terão direito a voto na Convenção Nacional do PSDB, a ser realizada em Brasília, no dia 29 de maio próximo.

Depois de eleito, o Diretório Estadual escolhe a nova Executiva. O deputado federal Marcus Pestana encabeça uma chapa de consenso para substituir o atual presidente, o deputado federal licenciado e atual secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues.

Também na segunda-feira, às 18 horas, serão eleitas as novas executivas do PSDB Mulher e do PSDB Jovem. Para o próximo biênio o Secretariado mineiro do PSDB Mulher será presidido por Lenita Noman e o do PSDB Jovem por Caio Narcio.

Executiva PSDB/MG (biênio 2011/2013)

Presidente – Deputado Federal Marcus Pestana

Vice-presidente – Deputado Federal Domingos Sávio

2º vice-presidente – Deputado Estadual Zé Maia

Secretário-Geral – Deputado Estadual Carlos Mosconi

Tesoureiro – Deputado Federal Carlaile Pedrosa

CONVENÇÃO DO PSDB DE MINAS GERAIS

Dia: 21 de março, segunda-feira

Hora: 16 às 20 horas

Local: Sede do PSDB/MG (Rua Alvarenga Peixoto, 974 – 2º andar – Lourdes – BH)

Abaixo, confira biografia do deputado Marcus Pestana, que assumirá a presidência do PSDB/MG

MARCUS PESTANA

Natural de Juiz de Fora (MG), Marcus Pestana foi líder estudantil, vereador (1983/ 1988) e Secretário Municipal de Governo (1993/1994) em Juiz de Fora. Ocupou a Secretaria Estadual de Planejamento (1995/1998) e a Chefia de Gabinete do Ministério das Telecomunicações (1999/2001), além da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente (2002). Fez parte da coordenação da campanha e da equipe de transição de Aécio Neves, em 2002, sendo convidado para ocupar a Secretaria de Estado de Saúde (2003/2006 e 2007/2010). Presidiu o Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS (2005/2006). Em 2006, se elegeu Deputado Estadual com mais de 104 mil votos.

Eleito Deputado Federal com quase 162 mil votos nas eleições de 2010, Marcus Pestana assumiu o seu primeiro mandato em 1º de fevereiro de 2011 na Câmara dos Deputados, onde é membro titular da Comissão Especial da Reforma Política e membro permanente da Comissão de Seguridade Social e Família.

Destaques

Como Secretário de Estado de Saúde por sete anos do Governo Aécio Neves / Antonio Anastasia, Marcus Pestana liderou profundas transformações na saúde pública de Minas Gerais:

• Construção de mais de 1.800 Unidades de Saúde para o Programa Saúde da Família, acompanhadas do Canal Minas Saúde, do Tele Minas Saúde, da educação permanente dos profissionais, do incentivo financeiro mensal para cumprimento de metas e do Plano Diretor da Atenção Primária.

• Fortalecimento da rede hospitalar através do PROHOSP e da rede FHEMIG. Desencadeou a construção de grandes hospitais em cidades polos e a ampliação, equipamento e modernização dos hospitais regionais.

• Construção de 600 Farmácias de Minas, com garantia de presença do profissional farmacêutico no interior, ampliação da lista básica de medicamentos de 41 para 135 itens e aumento do investimento estadual anual em medicamentos de 10 milhões para 170 milhões de reais.

• Construção dos Centros Viva Vida de atenção à mulher e à criança e dos Centros Mais Vida dedicados à saúde do idoso.

• Fortalecimento dos consórcios intermunicipais de saúde, ampliando consultas e exames, e da rede de urgência e emergência.

• Criação e organização de uma verdadeira rede de transporte em saúde como milhares de ambulâncias, vans, carros e micro-ônibus.

• Introdução pioneira da vacina contra a meningite C.

Agora como Deputado Federal, Marcus Pestana quer prosseguir sua trajetória de luta pela democracia e pela justiça social, defendendo no Congresso Nacional:

• A regulamentação da Emenda Constitucional 29 que garante mais recursos para a saúde.

• A reforma tributária que simplifique o sistema, reduza a carga tributária e o torne mais justo e eficiente.

• A reforma política que melhore o funcionamento da democracia no Brasil.

• A democracia e a liberdade como conquistas definitivas e intocáveis da sociedade brasileira.

• O municipalismo e um novo Pacto Federativo.

Formação Acadêmica:

Economia – Universidade Federal de Juiz de Fora (1978 – 1983)

Experiência:

Deputado Federal (PSDB)

2011-2015 Eleito em 2010 com 161.892 votos. Titular da Comissão Especial da Reforma Política e membro permanente da Comissão de Seguridade Social e Família.

Deputado Estadual (PSDB)

Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

2010 Retomada, em 28 de janeiro, do mandato de Deputado Estadual de Minas Gerais, conquistado em 2006 com mais de 104 mil votos.

Presidente

Instituto Teotônio Vilela / MG

2009/2010

Coordenação de estudos, pesquisas e debates para subsidiar as ações do PSDB em Minas Gerais.

Professor licenciado

Faculdade de Economia – UFJF

1989

Professor licenciado (desde 1995) das cadeiras “Formação Econômica do Brasil” e “Economia Brasileira”. Participação nos cursos de extensão: “Economia Brasileira”, com os profs. Carlos Lessa e Julio Gomes de Almeida, e “Macroeconomia”, com professores da UFRJ e UFF.

Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Janeiro de 2007 — Janeiro de 2010

Coordenação do planejamento e da implantação das políticas públicas estaduais de saúde no Estado de Minas Gerais. Coordenação do Sistema Único de Saúde-SUS no plano regional, em parcerias com Prefeituras, Ministério da Saúde, ONGs e entidades filantrópicas.

Coordenador

Campanhas Eleitorais

Julho de 2008 — Novembro de 2008

Atuação em formulação de estratégias, diretrizes de políticas de comunicação das campanhas eleitorais vitoriosas de Márcio Lacerda à Prefeitura de Belo Horizonte (1º Turno) e de Custódio Mattos à Prefeitura de Juiz de Fora (2º Turno).

Presidente

Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Saúde – Conass

2005 — 2006

Coordenação do Fórum de Secretários Estaduais de Saúde na sua interface com o Ministério da Saúde, com os municípios e com a sociedade em geral. Realização de campanha nacional em favor do desarmamento e do evento nacional “O SUS e a sucessão presidencial”, (RJ/2006) em parceria com o jornal “O Globo”.

Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Janeiro de 2003 — Março de 2006

Coordenação do planejamento e da implantação das políticas públicas estaduais de saúde no Estado de Minas Gerais. Coordenação do Sistema Único de Saúde-SUS no plano regional, em parcerias com Prefeituras, Ministério da Saúde, ONGs e entidades filantrópicas.

Coordenador de Planejamento, Logística e Finanças

Campanha eleitoral de Aécio Neves

Julho de 2002 — Dezembro de 2002

Coordenação estadual da campanha de Aécio Neves ao Governo de Minas, sendo responsável pela gestão do orçamento, finanças e contratações, além de participar das discussões sobre as ações de comunicação. Participação na comissão de transição, nas áreas econômica e de finanças públicas.

Secretário Executivo do Meio Ambiente

Ministério do Meio Ambiente

Abril de 2002 — Junho de 2002

Coordenação gerencial das ações do Ministério do Meio Ambiente. Realização das etapas preparatórias da Conferência de Cúpula Rio+10. Participação na assinatura do Protocolo de Kyoto, juntamente com o presidente Fernando Henrique Cardoso.

Chefe de Gabinete do Ministério das Comunicações

Ministério das Comunicação

1999 — 2002

Organização e coordenação do gabinete do Ministro Pimenta da Veiga. Atuação como representante do Brasil no Encontro dos Países de Língua Portuguesa sobre Telecomunicações, em Maputo, Moçambique; e como membro do Conselho de Administração dos Correios do Brasil.

Secretário de Estado de Planejamento de Minas Gerais

Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral de Minas Gerais

1998

Coordenação do planejamento estratégico, do planejamento institucional, dos financiamentos externos, do orçamento do Governo Estadual de Minas Gerais.

Secretário-adjunto de Planejamento de Minas Gerais

Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral de Minas Gerais

1995 — 1997

Coordenação executiva das ações da Seplan/MG, com suporte à atuação do Secretário Walfrido dos Mares Guia. Presidiu durante o período a Junta de Programação Orçamentária e Financeira, que integrava as ações do planejamento e da fazenda.

Presidente do Planbel

Planbel – Planejamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte

1996

Coordenação da transição do modelo de gestão ainda do período militar para a adequação ao novo quadro pós-Constituição de 1988.

Secretário de Governo

Prefeitura de Juiz de Fora / MG

1993 — 1994

Coordenação política e institucional do governo municipal de Juiz de Fora, dando suporte à atuação do Prefeito Municipal Custódio Mattos. Interface com a Câmara Municipal e com a sociedade civil organizada.

Presidente do PSDB em Juiz de Fora

Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)

1988 — 1992

Participante da fundação do partido, em 1988. Primeiro presidente do PSDB em Juiz de Fora. Coordenação de campanhas eleitorais em Juiz de Fora: Mário Covas à Presidência da República, em 1989; de Pimenta da Veiga ao Governo de Minas, em 1990, e de Custódio Mattos à Prefeitura de Juiz de Fora, em 1992.

Vereador em Juiz de Fora

Câmara Municipal de Juiz de Fora / MG

1983 — 1988

Eleito vereador mais jovem de Juiz de Fora, aos 22 anos. Concessão do Título de Cidadão Honorário ao senador Teotônio Vilela. Líder de governo do prefeito Tarcísio Delgado, em 1988, e coordenador da campanha das Diretas (1984), em JF.

Publicações:

O Choque de Gestão na Saúde em Minas Gerais. Organizado por: Marcus Vinícius Caetano Pestana da Silva, Antônio Jorge de Souza Marques, Eugênio Vilaça Mendes, Jomara Alves da Silva. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Saúde, 2009. 324p.

Coração Quente, Cabeça Fria: Pensamento, Gestão Pública e Ação Política.Marcus Vinícius Caetano Pestana da Silva. Instituto Teotônio Vilela: Minas Gerais. 2006. 136 p.

Pacto de Gestão: da municipalização autárquica à regionalização cooperativa. Marcus Vinícius Caetano Pestana da Silva e Eugênio Vilaça Mendes. Belo Horizonte, dezembro de 2004. 80 p.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: