Presidente da Fiemg apresenta sugestões para setor industrial em fórum na Assembleia

Abertura do Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais realizado na Assembleia Legislativa. Foto Vagner Antônio / ALMG

A explosão de renda que se verifica no Brasil demandará adequações das indústrias mineiras e brasileiras para atender à demanda dos novos consumidores. A avaliação é do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado, para quem o Estado terá de criar empresas globais, absorvendo novas tecnologias para não perder mercados, não só para a China, mas para outros emergentes.

O dirigente empresarial foi um dos expositores do tema Desenvolvimento Econômico e Inovação, do Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais, que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza desta terça-feira, dia 15, até o dia 24.

Olavo Machado trouxe a preocupação do segmento que representa, com a legislação mineira na área tributária e de meio ambiente, bem como com a defasagem da infraestrutura e da formação da mão-de-obra. Para ele, a Assembleia inova ao trazer a discussão para a sociedade e ao buscar soluções em parceria com o Estado e o setor produtivo. Ele recomenda que a ALMG se detenha sobre mudanças na legislação, principalmente a referente ao meio ambiente, que considera muito restritiva.

Sua análise contemplou uma avaliação do cenário internacional e nacional e sobretudo do setor em Minas Gerais, que de acordo com ele tem desempenho pior do que a média nacional, tanto em produtividade como em preparo dos profissionais.

Instituição afirma que janela de oportunidade depende de mais preparo

Lembrando que Minas poderá se beneficiar da “janela de oportunidade” do crescimento mundial, Olavo Machado destaca, no entanto, que as empresas mineiras terão de ter capacidade para concorrer. Para isso, setores como os mineral-metalúrgico, químico, farmacêutico, têxtil e confecções entre outros, precisam aumentar sua produtividade, capital e trabalho.

Esses três fatores serão garantidos, segundo ele, pela renovação e modernização do parque fabril mineiro, por mais capacitação da mão-de-obra, por melhorias nos sistemas logísticos de produção, por elevação dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de inovação e pela criação de um ambiente institucional que assegure ao Estado atrair investimentos internacionais.

Para tanto, Machado destaca que será preciso superar alguns gargalos, como na infraestrutura econômica (ferrovias, rodovias, laboratórios); superar as restrições da legislação ambiental; melhorar as políticas de incentivo creditício; e qualificar a mão-de-obra.

Políticas governamentais

Pelo lado do governo, Olavo Machado recomenda que o Estado aprofunde sua política de uso do poder de compra próprio e do de suas empresas. E que amplie a política de modernização da máquina administrativa, a ampliação das ações de planejamento e elevação dos investimentos públicos. Além disso, o presidente da Fiemg sugere que o Estado adote política permanente de desburocratização dos processos econômicos.

Nesse contexto, Olavo Machado identificou a possibilidade de participação efetiva da Assembleia, que segundo ele, deve centrar seus esforços na busca de políticas voltadas para a área educacional e de inovação tecnológica. E também pelo fortalecimento do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG), pelo incentivo fiscal, para fazer frente à guerra fiscal de outros estados “e implantação de uma carga tributária capaz de impulsionar a competitividade e não comprometê-la”.

Após a palestra do presidente da Fiemg, foi apresentado um vídeo produzidos pela TV Assembleia, com as sugestões do pesquisador do Cedeplar-UFMG, Mauro Borges.

Leia Presidente da Assembleia destaca necessidade de ouvir demandas da sociedade

Confira também Vice-governador participa da abertura do Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais

Veja ainda Programação do Fórum para o Desenvolvimento de Minas Gerais

Fonte: Ascom / ALMG

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: