Duarte Nogueira é o líder do PSDB na Câmara dos Deputados e Paulo Abi-Ackel líder da Minoria

Da esquerda p/ a direita: os deputados Paulo Abi-Ackel, Eduardo Gomes, Duarte Nogueira e o presidente do PSDB, Sérgio Guerra. Foto Paula Sholl

Reunidos nesta quarta-feira, dia 26, em Brasília, deputados do PSDB aclamaram Duarte Nogueira (SP) para substituir João Almeida (BA) na Liderança do partido na Câmara. A bancada ratificou também o nome de Eduardo Gomes (TO) para ocupar um posto na Mesa Diretora da Casa para o biênio 2011-2012, que será eleita na próxima semana. Logo após a aclamação, Duarte indicou Paulo Abi-Ackel (MG) para a Liderança da Minoria na Casa. Com a participação de 55 deputados da atual e da futura bancada, as três escolhas foram efetivadas sem disputa, em uma demonstração de unidade do partido.

Além disso, os tucanos manifestaram apoio à recondução do senador Sérgio Guerra (PE), eleito deputado federal, para a presidência do PSDB. Presente ao encontro, Guerra também exaltou a união dos deputados e afirmou que não houve qualquer interferência externa à decisão tomada pelos tucanos da Câmara.

Logo após a confirmação de seu nome, Nogueira destacou que todo o processo que levou às indicações foi conduzido com cordialidade e respeito, permitindo que a bancada convergisse para a unidade. De acordo com o tucano, caberá ao líder e aos tucanos exercer o papel de oposição, defender os projetos e bandeiras dos governadores do PSDB e dar respostas aos anseios de vasta parcela da sociedade ávida por um contraponto ao governo federal. Nogueira afirmou que o PSDB fiscalizará e apontará a todo o instante erros do Planalto.

O novo líder tucano destacou, ainda, a força da legenda nas urnas no último pleito, com a eleição de 10 senadores, 53 deputados, 8 governadores, além dos votos de 45% dos eleitores no candidato do PSDB à Presidência no segundo turno. “Temos a tarefa de fazer uma responsável e contundente oposição e nos prepararmos para as eleições municipais. É tarefa da bancada ajudar nesta preparação, dar suporte aos governadores e divulgar suas ações exitosas. Exerceremos, ainda, um papel provocador, até porque a presidente Dilma já expressa desânimo com as reformas. Precisamos revigorar nosso compromisso com essas mudanças, além de lutar pelo salário mínimo de R$ 600″, enumerou Duarte Nogueira.

Em relação à Mesa Diretora da Câmara, Eduardo Gomes é o nome do PSDB, que terá a terceira opção. Dependendo da escolha do PMDB, os tucanos devem ficar com a 1ª vice-presidência da Casa ou a 1ª secretaria, segundo o princípio da proporcionalidade das bancadas. Nesse arranjo político que começou a ser montado ainda no ano passado com a participação do então líder João Almeida, o PSDB apoiará Marco Maia (PT-RS) para a Presidência da Câmara, junto com outros 21 partidos. Apesar disso, na reunião foi aberta a palavra ao candidato avulso Sandro Mabel (PR-GO), que expôs seus motivos para a candidatura. Logo depois, Maia também expressou suas bandeiras e manifestou satisfação pelo apoio do PSDB.

Por sua vez, o parlamentar pelo Tocantins agradeceu aos companheiros de bancada que abriram mão de ocupar uma vaga na Mesa. “Além da representatividade e da responsabilidade de cada cargo na Mesa, que este posto seja um ponto de apoio para a bancada. Foi de grande importância a decisão de optar pela representatividade das urnas. A nossa presença neste cargo nos permitirá uma permanente busca de espaço na Casa”, afirmou Eduardo Gomes.

Vice-líder da Minoria por quatro vezes, Paulo Abi-Ackel agora assume o comando da oposição na Câmara. “Ao seu lado, Duarte, teremos condições de atingir um bom desempenho, pois temos preparo para isso. Faremos oposição firme, corajosa, propostiva, e que possa apresentar alternativas aos projetos do Executivo. Criticaremos quando necessário, fiscalizaremos quando for importante. Tenho o desejo sincero de ver a oposição unida, discursando em um só tom, junto com PPS, DEM e outros que queiram caminhar conosco. Faremos da Liderança da Minoria um ambiente de convergência e de vontade e buscaremos trilhar uma caminhada vitoriosa para para os partidos de oposição daqui a quatro anos”, discursou.

Convergência e agradecimentos

Antes da aclamação de Nogueira, o deputado Otavio Leite (PSDB/RJ) afrmou que seu gesto de abrir mão da disputa para a Liderança teve o intuito de obter a convergência do partido. “Tive como preocupação fortalecer a legenda. Não há pressuposto maior para isso que a unidade partidária, que na prática só acontece com muito diálogo. Considerando nossas responsabilidades de ser oposição eficaz, não podermos nos dar o luxo de desentendimentos”, explicou. O tucano disse se sentir absolutamente representado pelo deputado Duarte Nogueira na liderança do partido.

Líder ao longo de 2010, João Almeida agradeceu o apoio da bancada e da assessoria. Além disso, destacou o papel a ser efetivado pelo PSDB e pelos demais partidos. “O exercício da oposição é até mais útil à democracia que a situação, pois garante o amadurecimento do processo democrático”, destacou o tucano. Mesmo sem mandato eletivo, Almeida afirmou que pretende continuar sua trajetória na vida pública, colaborando com o PSDB. Além disso, elogiou a escolha de Duarte Nogueira, a quem classificou de pessoa qualificada e preparada para exercer o cargo.

Já o líder da Minoria ao longo do ano passado, Gustavo Fruet, exaltou o papel exercido pela bloco da oposição em 2010. O tucano encaminhou aos deputados um balanço das atividades do ano passado e alertou que várias questões ficaram pendentes, como ações no Supremo Tribunal Federal e recursos na Comissão de Constituição e Justiça e em plenário. O deputado também elogiou as escolhas efetivadas pela bancada nesta quarta-feira. “Desejo ao líder muito sucesso nesta nova etapa. Trata-se de um deputado que conhece profundamente os problemas nacionais, além de ser uma pessoa de diálogo e respeitado na Câmara”, apontou o tucano, que se disse privilegiado por ter participado, em 2010, de intensos embates em plenário em defesa dos interesses nacionais.

Fonte: Diário Tucano

Clique no nome e confira os perfis dos deputados

Deputado Duarte Nogueira

Deputado Paulo Abi-Ackel

Deputado Eduardos Gomes

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: