Governador em exercício Alberto Pinto Coelho abre, em Frutal, seminário sobre irrigação

O Brasil vai experimentar uma forte pressão por aumento de produtividade agrícola, com destaque para a agricultura irrigada

O Governador em exercício Alberto Pinto Coelho, presidente da Assembléia Legislativa,  confirmou ao deputado federal Narcio Rodrigues que estará na cerimônia de assinatura do lançamento do NURII (Núcleo de Referência e Inovação em Irrigação e Recursos Hídricos). A solenidade  acontece em Frutal, nesta quinta-feira, dia 9, a partir das 19 horas, no anfiteatro da UEMG, na Cidade Universitária.

A solenidade faz parte da  programação do  seminário “O Estado da Arte da Agricultura Irrigada no Brasil – Desafios e Oportunidades”, promovido pelo UNESCO HidroEX – Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas, pela ANA – Agência Nacional de Águas – ANA e pela EMBRAPA –   Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária com apoio do Ministério da Integração Nacional – MI.

O evento vai abordar assuntos ligados à questão da gestão da água na agricultura discutindo, por exemplo, como promover a eficiência na agricultura irrigada, as formas de evitar os conflitos por demanda de água e os problemas de escassez cada vez maiores  no mundo.  O encontro vai discutir também a logística para a produção de alimentos através da irrigação, como a utilização da energia elétrica,  reservação de água, escoamento,  e outros.

“No Brasil, 70% dos recursos hídricos destinam-se à irrigação. O grande desafio portanto, é equilibrar de forma sustentável a crescente demanda por alimentos, e a preservação dos mananciais de água”, lembra o deputado Narcio, idealizador do Instituto HidroEX e um dos apoiadores do evento.  Na opinião dele, a presença do governador em exercício, o deputado Alberto Pinto Coelho, demonstra a importância deste evento, que vai receber técnicos, agricultores, profissionais do setor e especialistas do Brasil e do Mundo.  “ Para a região, especificamente, a presença de um centro de Excelência em Irrigação, como é o caso do NURII vai  ter um significado imenso, uma  vez que o Triângulo Mineiro é um dos maiores produtores de alimentos do mundo.  Muitas organizações internacionais já encaram o Cerrado Brasileiro  como celeiro do mundo, pela sua capacidade de produção”, lembra entusiasmado o deputado Narcio.

“ Estamos criando em Frutal um centro de excelência em águas, um projeto capitaneado pela instalação do Instituto HidroEX, que leva  a chancela da UNESCO. Já temos aqui a UEMG e agora vamos formalizar a presença da ANA e da  EMBRAPA, através do NURII. Também estarão se instalando aqui nos próximos anos instituições como a UFMG, a UFTM, o IFET, e até a Fundação Jacques Cousteau. Estamos lançando as bases de um centro de estudo, pesquisa e difusão de conhecimento em torno da água que terá repercussão internacional”,  informa o parlamentar.

Debates envolvem todo o processo de irrigação

O seminário “O Estado da Arte da Agricultura Irrigada no Brasil – Desafios e Oportunidades” vai se dividir em três mesas redondas que abordarão a situação da agricultura irrigada no Brasil, os desafios para seu desenvolvimento no país e as experiências internacionais. Também estão previstas a realização de oficinas temáticas, com os temas pesquisa, inovação e capacitação em agricultura irrigada. Dentro da programação também vai acontecer a terceira Reunião Ordinária do Fórum Agricultura Irrigada.

Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Narcio Rodrigues

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: