Governador Anastasia entrega obras de modernização do Hospital do Ipsemg

Foram entregues as obras de modernização da Ala A do Hospital Israel Pinheiro do Ipsemg, o Hospital da Previdência. Foto Omar Freire/Imprensa MG

O governador Antonio Anastasia entregou, nesta terça-feira, dia 7, parte das obras de modernização do Hospital Israel Pinheiro do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), o Hospital da Previdência. Foi finalizada a reforma da Ala A e a previsão é de que seja iniciada, em 2011, a reforma da Ala C e, posteriormente, da ala B, dando continuidade ao projeto de modernização de todo o Ipsemg. Desde que foi inaugurado em 1971, esta é a primeira obra de reforma e modernização do hospital.

Com investimento de R$ 14,5 milhões do Tesouro do Estado, a reforma da Ala A, que foi iniciada em julho de 2009, garantirá mais conforto ao usuário e melhores condições de trabalho aos profissionais da área médica. O hospital também está sendo adaptado a novas tecnologias e a novos padrões de segurança e circulação.

Em entrevista, o governador Antonio Anastasia destacou a qualidade das obras de modernização da Ala A do hospital. Ele também adiantou que o Governo do Estado já está preparando o edital de licitação para a segunda etapa das obras, com previsão de início já nos primeiros meses de 2011.

“Essa reforma demonstra de modo muito claro a nossa prioridade em melhorar o Ipsemg. Vamos, agora, concluída a Ala A, fazer a reforma da Ala C e depois da Ala B. Então, teremos essas alas prontas, também no mesmo padrão da A, para dar melhor qualidade de atendimento. Ao final das reformas, teremos mais de 600 leitos disponíveis para os servidores públicos do Estado, que fazem parte do plano de saúde”, disse. E completou: “Como toda reforma tem o seu cronograma, esperamos inaugurar a nova ala reformada ao final do próximo ano”.

O hospital do Ipsemg presta atendimento aos servidores do Estado e a seus dependentes, oferecendo serviços de urgência, emergência, ambulatório (consulta médica especializada) e internação. Realiza também exames laboratoriais e de diagnóstico. A Ala A ocupa 12 andares do hospital, num total de 8,5 mil metros quadrados, onde funcionam o Serviço Médico de Urgência, internação, parte do bloco cirúrgico e setor administrativo.

Melhorias
O Ipsemg ganhou 88 novos leitos de internação. A Ala A tinha 263 leitos e passará a contar com 351. Ao final da obra, o hospital oferecerá 614 leitos, sendo 15 no Centro de Terapia Intensiva e 10 na Unidade Coronariana.

Durante as obras de melhorias, toda rede hidráulica e elétrica foi substituída, possibilitando economia de água e energia. Torneiras e outras peças que apresentavam vazamentos frequentes também foram trocadas. Ainda foram instalados sistemas automatizados de energia nas áreas de circulação de pessoas.

A reforma possibilitou a adaptação das instalações do Hospital para portadores de mobilidade reduzida, adequação da luminosidade nas áreas de internação e instalação de pontos de informática, melhorando a gestão do hospital.

As obras aumentaram a flexibilidade de uso das unidades de internação, que poderão ser usadas como apartamento ou enfermaria, de acordo com a demanda e necessidades epidemiológicas, além da adequação dos postos de enfermagem de acordo com as necessidades. Também ocorreu a melhoria no atendimento pela instalação de sistemas de alerta nas unidades de internação.

Para o presidente do Hospital do Ipsemg, Antônio Caram Filho, a reforma da Ala A representa excelentes melhorias para pacientes, usuários e servidores. “Estamos entregando uma ala inteira de um hospital inteiramente moderno, em condições de segurança, de comodidade, de acessibilidade para os nossos usuários, aumentando o conforto e as condições sanitárias do atendimento”, disse.

Atendimento
A área de internação, no 10º e 11º andares, já voltou a funcionar. O Serviço Médico de Urgência, no térreo, começa a atender dia 18 nas novas instalações. Os demais serviços estarão funcionando até o final do mês.

Neste ano, entre janeiro e outubro, o Hospital do Ipsemg fez 124.688 atendimentos de urgência, 8.556 internações, 6.896 cirurgias, 737 partos e 234.087 exames complementares. A unidade conta com 435 médicos e outros 1.631 servidores, totalizando 2.066 colaboradores.

Outras unidades
Em Belo Horizonte, além do Hospital da Previdência, o Ipsemg presta atendimento aos servidores estaduais e a seus dependentes no Centro de Especialidades Médicas, onde são realizadas consultas e exames médicos.

Na capital, o Ipsemg presta ainda atendimento através de uma rede credenciada, formada por dez hospitais, 163 clínicas, 24 laboratórios, 106 médicos e 44 odontólogos. No interior, o Ipsemg está presente em 407 municípios, atendendo em Centros Regionais, Agências de Saúde do Estado e através da rede credenciada, formada por 189 hospitais, 505 clínicas, 447 laboratórios, 1.866 consultórios médicos e 943 consultórios de odontologia.

Fonte: Agência Minas

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: