Governador inaugura iluminação de Natal da Praça da Liberdade

O presidente da Cemig, Djalma de Morais, e o governador Anastasia acionaram o dispositivo que ligou 36 mil conjuntos de microlâmpadas. Foto Wellington Pedro/ Imprensa MG

Dezenas de pessoas acompanharam, na noite desta segunda-feira, dia 6, a inauguração da iluminação de Natal da Praça da Liberdade. O governador Antonio Anastasia, ao lado do presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, acionou, do Palácio da Liberdade, o dispositivo que ligou os 36 mil conjuntos de microlâmpadas instalados na praça. Os portões do Palácio da Liberdade foram abertos ao público, que lotaram os jardins.

Alegrando ainda mais a festa, o Papai Noel também participou da solenidade ao lado do governador. O Coral do Grêmio Recreativo dos Funcionários da Cemig cantaram músicas natalinas. Em seguida, já com as luzes de Natal acesas, o músico Waldir Silva e um trio de músicos vestidos de papai Noel tocaram canções natalinas tradicionais em ritmo de chorinho, no coreto da Praça da Liberdade.

Este ano, a decoração feita pela Cemig aborda, de forma lúdica, a preservação da cultura e do patrimônio mineiros. Foram instalados 36 mil conjuntos de microlâmpadas e 38 mil metros de cordões luminosos.
Com anjos suspensos, estrelas, sinos, bengalas e bolas de Natal, a praça também terá dois papais noéis de 4,5 metros cada e uma árvore de Natal com 10 metros de altura, que irá reproduzir a mesma trilha musical do coreto. O investimento na praça é de R$ 227 mil.

Outros pontos
A Cemig também instala iluminação natalina em outros nove pontos da capital, com investimento de R$ 770 mil. Além da Praça da Liberdade, a estatal mineira será responsável pela iluminação do Palácio das Mangabeiras, da Avenida Barbacena, do seu edifício-sede, da Cidade Administrativa, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público, do Comando da Polícia Militar (Copom), do Corpo de Bombeiros, da Igreja São José e do Minascentro. Os trabalhos serão concluídos até o dia 10 de dezembro e todos os locais ficarão iluminados até o dia 6 de janeiro de 2011.

Deficientes visuais
Como ocorreu em 2009, a Cemig, este ano, também irá realizar uma mostra das principais peças, em tamanho real, que foram utilizadas na decoração natalina de Belo Horizonte, como anjos, estrelas e cometas. O objetivo é permitir que a decoração natalina também seja apreciada por pessoas portadoras de deficiência visual.

Além disso, um texto em braile descreverá as cores, brilhos e os chorinhos de Natal, proporcionando uma idéia bem próxima da maneira como o Natal está sendo celebrado nas ruas da capital. A mostra será aberta no dia 7 de dezembro, na Galeria de Arte do edifício-sede da Cemig, e estará à disposição do público até o dia 06 de janeiro de 2011,das 10 horas às 16 horas, inclusive nos finais de semanas.

Fotos Lucia Sebe / Secom MG

Fonte: Agência Minas

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: