Medalha do Mérito Legislativo faz, este ano, homenagem a Tancredo Neves

Em solenidade no Expominas, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais agraciou 200 personalidades que prestaram serviços ao Estado. Foto Omar Freire/Imprensa MG

O governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, participou, nesta quinta-feira, dia 11, da cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Legislativo, no Expominas.  Foram agraciadas 200 personalidades que se destacaram por serviços prestados ou por méritos excepcionais.

Neste ano, a cerimônia trouxe uma homenagem especial ao ex-presidente Tancredo Neves, marcando o centenário do seu nascimento, tendo ampliada a sua dimensão segundo o governador em exercício.

“A comenda do Mérito Legislativo se propõe a reconhecer pessoas, instituições e entidades, que contribuem nas várias atividades humanas para o desenvolvimento e engrandecimento do nosso Estado. É algo muito expressivo, muito representativo. E nesta data, se insere em um contexto mais amplo, porque carrega uma homenagem ao grande estadista Tancredo Neves na celebração do seu centenário”, disse Alberto Pinto Coelho.

O governador em exercício foi recebido no Expominas por deputados, magistrados e representantes da sociedade. O orador oficial da cerimônia foi o ex-ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga.

Leia também Centenário de Tancredo marca entrega do Mérito Legislativo

Confira, abaixo, transcrição da entrevista do governador em exercício. Assuntos: Medalha do Mérito Legislativo, Leis Delegadas e Secretariado

Entrevista do governador em exercício, Alberto Pinto Coelho
Evento: Medalha da Ordem do Mérito Legislativo
Local: Expominas
Data: 11/11/10

SEM REVISÃO

Sobre o evento.
Uma festa magnífica, a Comenda do Mérito Legislativo se propõe a reconhecer pessoas, instituições, entidades, que contribuem nos segmentos das várias atividades humanas para o desenvolvimento e o engrandecimento do nosso Estado. Portanto, é algo muito expressivo, muito representativo. E nesta data se insere de um outro contexto mais amplo porque carrega uma homenagem ao grande estadista Tancredo Neves, na celebração do seu centenário.

Por que uma homenagem especial com a categoria Grande Mérito ao prefeito de Belo Horizonte, ao presidente do Tribunal de Justiça e ao presidente do TRE?
São figuras que estão numa posição ou de presidência do Poder ou à frente do Executivo da nossa capital, que vêm se destacando como exemplos de gestores públicos, portanto, merecedores do reconhecimento.

A Assembleia Legislativa deu o primeiro passo para que o governador Anastasia consiga fazer a reforma no Estado, que ele pretende, através da aprovação das leis delegadas. A Comissão de Constituição e Justiça deu parecer favorável pela aprovação das leis delegadas. Qual a avaliação do senhor, como presidente da Assembleia, como governador interino e eleito vice-governador?
Eu diria que é um expediente inserido na Constituição, um princípio constitucional, para ser aplicado nos momentos adequados e a prática tem mostrado a sua utilidade quando inicia-se uma nova gestão do Poder Executivo, e o acerto na introdução dessa medida, que tem os seus limites, os seus contornos. Eu diria que aplicada na forma que a tradição tem mostrado, ela se torna um imperativo importante para a eficiência da gestão pública.

O senhor, como presidente da Assembleia e agora como governador interino, está participando ativamente das negociações para a composição do novo governo?
Essa missão caberá, certamente, ao governador Antonio Anastasia, conduzi-la, analisando esse novo tempo que vai se iniciar com a sua gestão a partir do próximo ano, e naturalmente, estarei ao seu lado sempre solidário às suas decisões.

Já há muita especulação, muita conversa a respeito de criação de novas secretarias, por exemplo a secretaria de Minas e Energia, no âmbito do Governo do Estado. Está confirmado isso mesmo?
Não tive nenhuma conversa com o governador Antonio Anastasia. Naturalmente, ele tem as suas preocupações em traduzir a nova gestão a exemplo das duas últimas gestões, com o desenvolvimento do Estado, e vai buscar através de uma organização do Estado, com a dinâmica que os tempos impõem, algo que possa traduzir no cumprimento daquilo que ele externou no plano de governo e que os mineiros entenderam que era o melhor projeto e esse entendimento foi expresso nas urnas. Portanto, ele vai formatar o Estado com as modificações que devem ser feitas, que acredito que sejam modificações pontuais, eventualmente até na composição das próprias pastas, mas isso com a sua experiência, com a sua competência, com a sua visão, ele deve estar, já, gestando, ouvindo quem ele julga que deva ouvir, para fazer o acerto que é tão importante.

O senhor também vai servir de conselheiro pra composição desse novo governo? São muito partidos para contemplar. Muitos partidos apoiaram a chapa do senhor e do governador Antonio Anastasia. Como vai ficar essa composição? O senhor vai ajudar nesse processo?
São forças políticas que se identificam com o projeto, que trabalharam em prol da nossa vitória e que, naturalmente, terão, legitimamente, a participação no governo. Essa  participação se dará com a sua contribuição de ideias, ou mesmo com o oferecimento de quadros para compor o governo. Atendendo a premissas que já conhecemos e que cabe aqui, talvez, ressaltar do comprometimento com a gestão pública, com a eficácia e eficiência na administração pública.

Não pode ter problema de acomodação aí entre tantos partidos, entre tantas pessoas ligadas a esses partidos?
Não vejo nenhuma dificuldade em fazer o atendimento a esses partidos da ampla coligação. Naturalmente, como disse, dentro daqueles preceitos, buscando as vocações, a expertise dos quadros que foram oferecidos e, com certeza, com uma preocupação maior, que é um governo eficaz e eficiente – dará resposta aos mineiros – e uma gestão pública que se caracteriza pela transparência, pela ética, pelo comprometimento.

Da Assembleia Legislativa pelo menos 3 deputados estaduais devem ser alçados a secretários?
Não tenho, disse ainda há pouco, não tenho conhecimento. Naturalmente, o governador retornando do seu descanso dará curso a esses entendimentos, à formação do seu governo e, como foi dito aqui, buscando atender esse amplo arco de aliança que compôs a nossa coligação, mas tendo como premissas fundamentais, o conhecimento, diria, a competência e o compromisso com uma gestão eficaz e eficiente.

O que o senhor tem ouvido dos partidos?
As conversas são no sentido da expectativa que tem em torno de um novo tempo. Dando continuidade aos dois governos últimos, do Aécio Neves, agora nosso senador, e do governador Antonio Anastasia na expectativa que possamos ter uma continuidade da gestão pública em Minas Gerais, que continue a ser exemplo não só para os mineiros, mas para o Brasil.

Mas tem reivindicações dos partidos?
Elas serão colocadas e, naturalmente, nas conversas que se seguirão, que terão, mas a condução é única do governador Antonio Anastasia.

Mas apontam o senhor como um dos coordenadores políticos do próximo governo.
Fui eleito vice-governador e, naturalmente, receberei as missões por delegação que couberem dentro do discernimento do governador Antonio Anastasia. E irei cumpri-las com determinação, com denodo, com dedicação, mas tenho que aguardar as suas definições.

Sobre esse evento. Como o senhor vê a importância dessa Medalha do Mérito Legislativo?
É uma medalha que busca distinguir e homenagear pessoas e instituições que deram contribuições efetivas para a melhoria da qualidade da vida dos mineiros e esse ano ela tem ampliada a sua dimensão porque ela retrata também a figura do estadista Tancredo Neves, que é uma figura de homem público exemplar.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: