Anastasia participa de debate na Rede Globo

Anastasia fala à imprensa antes do debate na Rede Globo

O governador Antonio Anastasia participa, daqui a pouco, de mais um debate promovido pela Rede Globo com os candidatos ao Governo de Minas.  O debate será transmitido ao vivo para todo o Estado e será o último na TV durante a campanha eleitoral. Anastasia  chegou à emissora acompanhado do candidato ao Senado pela Coligação Somos Minas Gerais, Aécio Neves, e do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.

Ouça entrevista:
Anastasia

 

Abaixo, transcrição da entrevista de Anastasia e Aécio Neves

 

(SEM REVISÃO)

O senhor acha que no último debate, dizem que todos jogam as últimas cartadas. O senhor teme alguma coisa nesse debate?
Não. Estamos muito tranqüilos,  porque fizemos uma campanha de alto nível, propositiva, com ideias, com propostas; corremos toda Minas ao lado de Aécio e de Itamar. Fomos muito bem recebidos. As pesquisas demonstraram nosso crescimento exatamente pelo alto nível da nossa campanha e acredito que esse debate, como os demais, será um debate de propostas e de ideias.
 
O senhor acha que pode acontecer alguma baixaria?

Não acredito, até porque quem faz a baixaria é quem perde. Isso é uma demonstração já histórica aqui entre nós, na história política recente brasileira. Estou muito tranquilo até porque temos a consciência tranquila também e qualquer tipo de baixaria será uma mentira e será desmentida de maneira imediata e vigorosamente.
 
Com os resultados das últimas pesquisas onde o senhor aparece na frente, o senhor espera algum tipo de situação um pouco diferente dos outros debates?
Não, porque nos debates anteriores também já estávamos na frente, então já é um quadro que já está há alguns dias, mas vamos continuar, como tenho dito, com muita serenidade, porque o fato de me colocar na frente não significa que diminuímos o trabalho, diminuímos o nosso esforço. Nós continuamos com muita humildade e com muita dedicação para ganharmos a eleição agora no dia 3 de outubro. Então será um debate, certamente, importante, como os demais, debate muito bom com os candidatos e que vai ajudar especialmente aqueles que ainda estão indecisos para definirem aquele candidato que é o melhor para dar continuidade aos bons programas que fizemos, que  Aécio iniciou e que eu estou dando continuidade agora.
 
Por falar em eleições no dia 3 de outubro, fica a expectativa de uma vitória em primeiro turno? Aécio Neves, inclusive, em algumas vezes, falou em vitória em primeiro turno.
Estamos trabalhando para vencermos as eleições, tenho dito isso. Claro que se for em primeiro turno é melhor. A  nossa expectativa é vencer as eleições, em primeiro ou segundo turno. Vamos continuar trabalhando firme para ganhar em primeiro, que é o melhor, mas sabendo que é uma eleição, como diz a própria lei que pode se dar em dois turnos. Mas tudo sinaliza que temos a possibilidade muito boa de ganhar em primeiro turno.
 
E a disputa nacional, o senhor acha que vai para o segundo turno?
Pesquisa é uma questão muito importante de tendência. A tendência agora percebe-se que é um crescimento dos candidatos, tanto do Serra, quanto de Marina, e que permitirá um segundo turno e que vai ser o nosso esforço maior.  Então estamos animados também com essa possibilidade.
 
Uma mensagem para os indecisos.
Os indecisos acho que devem assistir o debate, devem também se informar. Amanhã ainda tem programa eleitoral, ainda vamos ter visitas ao interior, à Região Metropolitana, a imprensa continua cobrindo. Então, aos indecisos, o que peço é tão somente que conheçam os candidatos. Conheçam suas propostas, vejam com quem está a verdade, quem faz propostas verdadeiras, propostas realistas, e não que estão vendendo ilusões ou fantasias. Então é isso que peço aos indecisos, para que conheçam bem e, conhecendo, eu tenha a esperança de receber também deles, o voto.

Transcrição da entrevista de Aécio Neves

Assuntos: debate, campanha eleitoral, possibilidade de 2º turno na eleição presidencial
 
Otimista com a campanha, com a vitória?
Muito otimista, porque a nossa campanha, desde o inicio, teve um objetivo: mostrar que é possível, com planejamento e com ousadia, fazer muito. Os mineiros reconhecem o muito que foi feito e é possível fazer mais ainda. E meu otimismo maior é porque o governador Anastasia, se eleito e esperamos que seja eleito, pegará o governo, como já herdou o governo, em condições de fazer Minas avançar muito mais. Passamos por um momento virtuoso da vida mineira, de crescimento econômico, de crescimento de indicadores sociais extremamente sólidos, por isso, por mais que isso contrarie alguns de nossos adversários, basta andar por Minas que isso é perceptível. Então, essa é a razão maior. A vinculação da população mineira do êxito do nosso governo àquele que foi um dos mais importantes artífices dessa construção, o governador Anastasia. Estou muito confiante na vitória e já pensando nos próximos anos de um governo que vai orgulhar todos os mineiros.
 
E quanto ao Serra, o senhor acha que é possível dar segundo turno? Qual é a análise que vocês estão fazendo? Se ganhar aqui, vai dar par o senhor trabalhar mais?
Conversei com ele agora há pouco. Ele está em Salvador e o otimismo é muito grande. Como disse o governador Anastasia, neste momento a tendência das pesquisas talvez seja até mais expressiva, mais importante, do que o número solto, o número pontual. E a tendência hoje é de uma queda da candidata Dilma e o crescimento das outras candidaturas. Eu vejo no entorno da candidatura Serra, em companheiros de outros estados – conversei com o governador Richa, conversei com o Marconi em Goiás, hoje foi um dia de muitas conversas entre os tucanos do Brasil inteiro e há realmente um otimismo grande em relação à possibilidade do segundo turno, para que ai as pessoas possam conhecer um pouco melhor o perfil e a biografia e a personalidade dos dois candidatos que forem para o segundo turno.
 
Há alguma possibilidade do Serra voltar a Minas?
Não está acertado. O Serra tem uma agenda já pronta até o último dia de campanha. Na quinta temos o debate também da Globo. Ele me convidou pessoalmente para estar lá e ao governador Anastasia. Eu justifiquei que o governador Anastasia tem ainda uma agenda na quinta-feira longa em Minas Gerais, mas eu estarei no Rio ao seu lado e acho, sim, que o segundo turno pode ser uma nova eleição, principalmente se ocorrer a partir dessas sucessivas e graves denúncias que estão hoje na imprensa brasileira e também, eu acho, na cabeça de muita gente, em torno da candidatura oficial do governo.
 
O Narcio disse em recente entrevista que a derrota do Serra era uma morte já previsível. E o Fernando Henrique também disse que já reconheceu a vitória da Dilma. O senhor consegue ver essa vitória hoje?
Não, de forma alguma, e acho até que não foi essa a intenção. Com o próprio Fenrando Henrique eu conversei logo depois da repercussão dessa entrevista no Financial Times e ele disse que não foi esse o seu objetivo. E eu quero dizer o seguinte: há hoje – claro que nós temos que compreender que estamos ainda atrás nas pesquisas – mas há hoje um otimismo muito grande sobre a possibilidade de termos segundo turno. E diria de forma muito clara: para o Brasil seria muito importante que houvesse esse segundo turno. A candidata Dilma, a quem respeito pessoalmente, fez uma campanha, quase que o tempo inteiro, se afastando dos principais debates, permitindo que o presidente da República fosse o seu quase que, vou chamar de seu atirador de elite. Coube a ele o embate mais frontal. No segundo turno, com tempos iguais e com as pessoas mais atentas ao resultado eleitoral, o candidato se desnuda, o candidato aparece como é. Independente do resultado final da eleição, que esperamos seja a eleição de Serra, o segundo turno faria bem para o país.
 
O senhor fala para os indecisos, governador? O número ainda é alto. Qual a mensagem que o senhor teria?
Vote 45, vote no Anastasia que vocês vão se orgulhar muito do próximo governo.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: