Itamar Franco defenderá no Senado aumento do repasse do FPM aos municípios

Itamar Franco, ao lado de Anastasia e Aécio, visitou municípios do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro, como Araguari. Foto Rodrigo Lima

O ex-presidente Itamar Franco, candidato ao Senado Federal, reafirmou, nesta segunda-feira, dia 27, o compromisso de trabalhar no Senado, ao lado do ex-governador Aécio Neves, pelo aumento do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e pela diminuição da dependência das prefeituras em relação aos recursos do fundo.

Em visita às regiões do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, ao lado do governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, Itamar Franco também destacou a força demonstrada pelos prefeitos mineiros nas eleições deste ano.

Segundo o ex-presidente, o apoio dos prefeitos e das lideranças municipais a Antonio Anastasia, Aécio e ele, será fundamental para aumentar a representatividade das prefeituras mineiras no Congresso Nacional nos próximos anos.  Itamar lembra que já foi prefeito de Juiz de Fora por dois mandatos e conhece bem as dificuldades dos administradores municipais.

“A maioria dos prefeitos de Minas está precisando muito dessa representação política, porque vive do Fundo de Participação dos Municípios e esse fundo, hoje, a União trouxe quase todo para si. Então, é necessária essa luta no Senado, para que tenhamos senadores como Aécio e outros para defender os prefeitos. O Senado é um grande defensor, e digamos, é a Câmara Alta que examina os problemas dos municípios”, disse Itamar Franco.

Os recursos do FPM são repassados pela União às prefeituras e têm o percentual determinado, principalmente, pela proporção do número de habitantes estimado pelo IBGE. O fundo é responsável pela maioria das receitas das prefeituras dos pequenos municípios brasileiros. No ano passado, com a crise financeira mundial, muitos municípios tiveram redução dos repasses do FPM pelo governo federal. Também perderam recursos com os cortes de IPI para veículos novos, promovidos pelo governo federal.

Para diminuir os efeitos da crise e da carência de recursos, o Governo de Minas realizou parcerias com as prefeituras para a realização de obras de infraestrutura importantes para o desenvolvimento econômico e social dos municípios, gerando mais empregos e melhorando a qualidade de vida da população.
 

Liderança nas pesquisas
 
Aécio e Itamar lideram todas as pesquisas eleitorais realizadas para medir as intenções de voto dos mineiros para as duas vagas de Minas no Senado Federal. De acordo com pesquisa Ibope, divulgada nesta segunda-feira, dia 27, o ex-governador Aécio Neves e o ex-presidente Itamar Franco estariam eleitos. Aécio Neves, que tinha 67% das intenções na última pesquisa, agora passou para 69%. Itamar Franco manteve os 44% na preferência dos eleitores de Minas. Já o candidato que aparece em terceiro lugar caiu para 29%.

Considerando apenas os votos válidos para o Senado, quando se exclui os votos brancos, nulos e eleitores indecisos, o ex-governador Aécio Neves continua em primeiro lugar, com 46% das intenções de voto, seguido por Itamar Franco com 30% das intenções. Já o terceiro colocado aparece apenas com 19%.

A nova pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 23 e 25 de setembro. Foram entrevistados 2.002 eleitores em Minas. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 74106/2010.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: