TSE dá a Anastasia cinco direitos de resposta no programa de Hélio Costa

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu 5 (cinco) direitos de resposta ao candidato à reeleição pela coligação “Somos Minas Gerais”, governador Antonio Anastasia, no programa eleitoral do candidato do PMDB, Hélio Calixto Costa. O entendimento do ministro Gilmar Mendes foi de que houve distorção na informação contida no programa eleitoral do candidato do PMDB ao comparar a alíquota de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) incidente sobre o álcool em Minas Gerais a dos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás.

O programa eleitoral de Hélio Calixto Costa divulgou informações inverídicas sobre a alíquota do ICMS nestes estados. Para o ministro Gilmar Mendes a informação divulgada na propaganda eleitoral é “sabidamente inverídica com o fim de atingir de forma relevante e prejudicial perante o eleitorado, ainda que indiretamente e no contexto da discussão crítica às diretrizes traçadas pelo Poder Executivo Estadual, o candidato e a Coligação alinhados ao atual governo mineiro”.

O ministro Gilmar Mendes destaca em sua decisão, “que é público e notório o fato de que as alíquotas do ICMS aplicadas às operações internas de circulação de mercadorias e serviços são estabelecidas e regulamentadas por leis e decretos dos Estados e do Distrito Federal. É o que se verifica, inclusive, no art. 155 da constituição federal. Nesse sentido, parece ser suficiente a consulta à legislação estadual pelos responsáveis do programa eleitoral impugnado, por se tratar de dado objetivo, específico e de fácil pesquisa”.

Com a decisão, Antonio Anastasia ganhou direito de resposta de um minuto no programa eleitoral, em bloco, na TV, à noite; um minuto no programa eleitoral em bloco, à tarde; no site do candidato Hélio Calixto Costa; um minuto no programa eleitoral, em bloco, no rádio às 7h e mais um minuto no programa eleitoral, em bloco, na TV à noite.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: