Anastasia: Minha candidatura está comprometida com as pessoas e não com promessas vazias

Em debate, governador reitera compromisso com o aprofundamento dos avanços sociais e econômicos alcançados em Minas. Foto Marcus Desimoni

O governador Antonio Anastasia afirmou, na noite desta sexta-feira, dia 24, que a reta final da campanha é o momento de os eleitores compararem as propostas dos candidatos ao Governo de Minas. Durante debate promovido pelos Diários Associados e pela TV Alterosa, Anastasia reiterou que sua candidatura representa o compromisso com as pessoas, com os avanços sociais e econômicos conquistados por Minas Gerais nos últimos anos.

“Eu sou aquele candidato que apresenta compromissos, compromissos com as pessoas. Não com as promessas. Eu realizei, ao lado de Aécio, um governo eficiente, honesto, responsável, não de ilusões ou de fantasias. É por isso mesmo que queremos continuar, avançando e inovando em Minas Gerais. Preciso então da sua compreensão e do seu voto. Está na reta final, estamos chegando no dia das eleições. Vamos comparar os candidatos, ver quem apresenta as propostas mais sólidas”, disse o governador.

Anastasia ressaltou que, nas viagens que vem fazendo a todas as regiões do Estado, tem percebido o reconhecimento dos mineiros ao trabalho que ele e Aécio Neves desenvolveram nas áreas de saúde, educação, segurança e infraestrutura.

“Nossa proposta é aquela que tem condições de se desenvolver melhor em Minas Gerais. Investimos, nesses anos, três vezes mais nas regiões mais pobres do que no resto do Estado. A saúde, a educação e a segurança avançaram muito. Ainda temos muito a fazer, é verdade, mas estamos animados”, afirmou.
 
Paralisação do metrô de BH
O governador Antonio Anastasia também destacou a importância das parcerias entre União, Estado e prefeitura para as grandes obras em Belo Horizonte. Ele lembrou que o Governo do Estado, em diversas ocasiões, nos últimos anos, propôs ao Governo Federal, o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) para viabilizar a expansão do metrô na capital mineira

A intenção do governo Aécio e Anastasia era apresentar uma proposta inovadora para gestão compartilhada do metrô da capital entre União, Estado, município e iniciativa privada. Até o momento, o governo federal não se manifestou sobre a proposta do Governo do Estado e continua sem investir na expansão do metrô.

“No caso do metrô, é bom lembrar que, no momento atual, a responsabilidade é exclusiva do governo federal, que é dono da empresa do metrô. Então, depende dele a iniciativa. Claro, que o Governo do Estado e as prefeituras manifestam seu interesse de ajudar, mas a responsabilidade de alocação dos recursos devem ser feitas pelo governo federal”, ressaltou Anastasia.

A última expansão do metrô de Belo Horizonte aconteceu em 2002, ainda na gestão de Fernando Henrique Cardoso. Desde então, nenhum quilômetro a mais de trilhos foi construído.
 
Valorização dos servidores
O governador Anastasia também aproveitou o debate para alertar o funcionalismo estadual sobre promessas demagógicas de períodos eleitorais. Segundo ele, os próprios servidores públicos são testemunhas dos avanços conquistados nos últimos anos. Durante os governos Aécio Neves e Antonio Anastasia, o Estado acabou com a escala de pagamentos, colocou o pagamento do 13º salário em dia, criou o adicional de produtividade, o adicional de escolaridade, entre outros benefícios.

“Lamentavelmente, agora, no momento das eleições, aqueles que nunca se preocuparam com educação, jamais falaram nada em relação à educação, nunca deram uma aula, nunca visitaram uma escola, surgem como paladinos da educação. É triste ver isso. Na realidade, é como se fosse uma demagogia. Temos muita tranqüilidade e sabemos que os professores e todo o pessoal da educação são testemunhas do nosso esforço e de nosso compromisso de continuarmos avançando com a educação”, afirmou Anastasia.
 
Investimentos na saúde
Durante o debate, o governador Anastasia foi questionado sobre o atendimento à saúde em Minas Gerais. Ele destacou que a política de descentralização será aprofundada com os compromissos firmados em seu Plano de Governo, que prevê a implantação de hospitais regionais e ampliação dos programas de atenção básica, sempre em parceria com os municípios.

“Nos últimos oito anos, os investimentos em saúde aumentaram em Minas 720%. Criamos 1.600 unidades básicas de saúde. Temos hoje o maior programa de saúde da família do Brasil. Conseguimos, com a Farmácia de Minas, aumentar de 300 milhões de unidades de remédios para 1 bilhão de unidades. Com o ProHosp, reequipamos 130 hospitais Minas Gerais afora.

Mostramos o caminho, temos o diagnóstico, vamos continuar investindo e é claro quanto mais conseguimos aproximar a saúde das pessoas, teremos melhoria. Da união de todos os esforços, vamos permitir que as pessoas sejam cuidadas próximas de sua casa”, disse o governador.
 
Segurança
Antonio Anastasia destacou ainda o esforço empreendido pelo Governo de Minas na integração e na ampliação do efetivo da Polícia Militar e Civil e dos salários dos profissionais, com a finalidade de aumentar a sensação de segurança da população do Estado. O resultado imediato foi a redução dos indicadores de criminalidade em Minas Gerais.

“Quando nossa administração começou em 2003, tínhamos 36 mil membros na Polícia Militar e, hoje, temos 46 mil. Polícia Civil tinha 9 mil membros, hoje tem 10 mil. A Guarda Penitenciária tinha dois mil e hoje tem 12 mil. Os nossos salários são salários colocados em boa posição no ranking. O mais importante é que as nossas polícias, trabalhando integradas, com muito esforço e com muita competência, com as melhores polícias do Brasil, têm respondido a altura e os nossos índices de criminalidade hoje caíram ao nível de 10 anos atrás”, disse Antonio Anastasia.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: