Anastasia afirma que gás natural abrirá nova fronteira econômica para região Central

O governador Anastasia e o ex-presidente Itamar Franco visitaram, nesta quinta-feira, a cidade de Curvelo. Fotos Emmanuel Pinheiro

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, afirmou nesta quinta-feira, dia 23, em Curvelo, que os municípios da região Central farão parte de uma nova fronteira econômica do Estado, que ser formará a partir da descoberta do gás na bacia do Rio São Francisco. Ao lado do ex-presidente Itamar Franco, candidato ao Senado, e do senador Eliseu Resende, Anastasia afirmou que o Plano de Governo para os próximos quatro anos propõe projetos para induzir o desenvolvimento dos municípios próximos a Morada Nova de Minas, cidade onde foi iniciada a perfuração de poços de gás.

“Curvelo é uma das cidades que crescem muito em Minas e é um polo regional importante desta região. Com a descoberta do gás, na Bacia no São Francisco, sabemos que toda essa região vai se desenvolver muito, dentro de uma estrutura que vamos começar a criar agora. Certamente é uma região que vai receber atenção ainda maior do Governo do Estado”, afirmou.

A descoberta de gás natural em Morada Nova de Minas foi anunciada oficialmente no início deste mês. A expectativa é que o início da oferta do produto atraia para Minas empresas de diversos setores da indústria petroquímica, química e siderúrgica, que têm o gás como um insumo importante para a produção. A descoberta do gás na região Central de Minas decorre de um esforço empreendido pelo ex-governador Aécio Neves para que a exploração de gás no São Francisco ocorresse depois de décadas de estudos iniciados na área.

O poço foi perfurado em Morada Nova de Minas. A perfuração foi iniciada no último dia 22 de julho e atingirá, em um prazo de 60 dias, a profundidade de 2.500 metros. A descoberta dos primeiros indícios da existência de gás natural ocorreu no último dia 27, a uma profundidade de 1.440 metros com queima de gás natural na superfície em teste de formação.
 
Infraestrutura viária
Antonio Anastasia, Itamar Franco e o senador Eliseu Resende foram recebidos com foguetório em Curvelo. Eles foram recepcionados no aeroporto da cidade por várias lideranças políticas da região, entre elas, o pelo prefeito José Maria Penna (PMDB), e o presidente da Câmara de Vereadores, professor Henrique (PT).

Durante o encontro, o governador reafirmou o compromisso de investir nas estradas da região para melhorar o escoamento da economia regional e dotar os municípios com grande potencial turístico de infraestrutura viária adequada. O governador também informou que os distritos da região serão atendidos pelos programas de recuperação e pavimentação de estradas.

“Aqui na região fizemos o Proacesso. Diversas cidades que aqui não tinham estrada de asfalto, eram terra, agora já estão com asfalto. Então, vamos dar um passo adiante, fazer o Caminhos de Minas, que vai valorizar muito também aqui a região, com a ligação asfáltica de cidades. E vamos dar um segundo passo, que é com referência aos distritos, às estradas vicinais, sempre em parceria com os municípios, levando também sinal de telefone celular para os principais distritos e fazendo essas estradas vicinais ficarem em melhores condições. Onde houver a vocação turística e uma demanda maior, claro que o asfalto será bem vindo”, disse Anastasia.
 
Patrimônio cultural
Anastasia afirmou, também, que dará atenção especial para a área cultural e Curvelo poderá se beneficiar dos programas do governo para a reforma e reativação total do Cine Teatro Virgínia, um patrimônio histórico da cidade. Entre compromissos do Plano de Governo de Antonio Anastasia está a criação do Programa Especial de Proteção do Patrimônio Histórico de Minas Gerais, para a segurança e revitalização do patrimônio estadual.

“Temos no nosso Plano de Governo a proposta de continuar descentralizando a questão cultural no Estado, para que o interior também participe dos recursos. Por isso, criamos o Fundo Estadual de Cultura. O caso do Cine Virgínia é muito emblemático. É um dos que naturalmente podem pleitear recursos desse Fundo, com esse objetivo. Temos de preservar esse patrimônio, não só o patrimônio histórico, mas o patrimônio cultural e material das cidades. Curvelo tem uma tradição muito grande, por isso a cultura aqui é obviamente muito relevante”, informou o governador.
 
Festa em Curvelo

Os candidatos seguiram para o centro da cidade em uma carreata, com mais de cem veículos. Um buzinaço marcou todo o trajeto.  As pessoas saíram de suas casas e das lojas para acenar e manifestar apoio à reeleição do governador.
O comerciante José Eduardo de Paula acompanhou a visita dos candidatos a Curvelo e declarou seu voto para a reeleição do governador. “O Anastasia é competente, inteligente e íntegro. Vamos mostrar para o Brasil que ainda há ética na política”, disse.

As qualidades do governador também foram destacadas pelo engenheiro de segurança do trabalho, Elco Dutra. “Anastasia é um grande político, um grande homem e uma pessoa que está sendo apoiada pelo Aécio Neves. A gente está trabalhando para ele poder fazer um governo igual ou melhor do que o Aécio. E juntamente aí com o senador Aécio Neves e também o Itamar Franco”.
 
Crescimento da campanha

A visita de Antonio Anastasia a Curvelo foi prestigiada por 10 prefeitos da região. Para o prefeito de Morada Nova de Minas, Alex Rocha (PSB), o crescimento da campanha de Antonio Anastasia em todo o Estado é resultado do trabalho desenvolvido por ele ao lado do ex-governador Aécio Neves.

“A expectativa é muito positiva tendo em vista os últimos resultados. A campanha vem tomando um corpo em nível estadual de forma que o governador a cada momento passa a ser mais conhecido, vem tendo o reconhecimento da população. Todo o processo, todo o trabalho que fez a frente do governo do Estado, dando continuidade ao grande trabalho do ex-governador Aécio Neves”, afirmou.

O prefeito de Corinto e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio das Velhas. Nilton Ferreira da Silva (PSDB), destacou o apoio de 11 dos 12 prefeitos da associação à reeleição do governador. “O ânimo, a expectativa são os melhores possíveis. É só esperar chegar aí o próximo domingo, dia 3 de outubro, para que a gente possa comemorar o que de fato será melhor, não só para a nossa região do Médio Rio das Velhas, como para toda Minas Gerais”, declarou.

O prefeito de Três Marias, Adair Divino da Silva (PSDB), disse que no dia 3 de outubro, os candidatos da coligação “Somos Minas Gerais” irão receber o reconhecimento da população do Estado pelo trabalho desenvolvido nos últimos oito anos.

“Vamos ganhar as eleições no primeiro turno. Tenho essa convicção. Os colegas prefeitos estão demonstrando todo o seu apoio e sentimento de gratidão ao governador Anastasia e ao Aécio, por tudo que fizeram pelos municípios mineiros. Hoje temos a grata satisfação de trilhar esse caminho”, afirmou.

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: