Confira entrevista: Anastasia recebe manifesto de prefeitos

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição pela Coligação Somos Minas Gerais, recebeu manifesto de apoio de prefeitos de diversos partidos, entre eles do PT e do PMDB, nesta segunda-feira, dia 20, durante encontro no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte.

Em carta aberta, os prefeitos fazem homenagem ao governador Anastasia e ressaltam o tratamento justo e igualitário adotado pelo Governo de Minas no relacionamento com os municípios mineiros, nos últimos oito anos. 

Ouça entrevista de Antonio Anastasia
http://www.psdb-mg.org.br/midias/download/id/2476

Abaixo, leia íntegra da entrevista

 

Evento: Encontro com Prefeitos
Local: Palácio das Mangabeiras
Data: 20-09-10
Assuntos: apoio de prefeitos

 
(SEM REVISÃO)
 
De fato, esse reconhecimento ao longo dos anos, de todos os partidos, que inclusive agora fazem oposição ao senhor?
Eu fico muito satisfeito e muito honrado em receber aqui esse manifesto de reconhecimento de prefeitos do PT e do PMDB, que reconhecem o que é a nossa realidade. Ou seja, que tratamos durante todo esse período do governo Aécio/Anastasia, todos os prefeitos, independente de corpo partidário, da mesma forma, e realizamos um grande trabalho de políticas públicas em Minas. E eles reconhecem o que foi feito, como todos os mineiros. Então, basta ter os olhos abertos para ver o que avançamos na saúde, na educação, na segurança, na infraestrutura. Evidentemente avançamos muito, não fizemos tudo, todos os governos têm sempre a fazer e vamos continuar fazendo. Por isso, a nossa proposta da continuidade com avanços. Mas, eu fico muito orgulho com esse reconhecimento desse prefeitos de partidos que nos fazem oposição, mas que reconhecem os méritos do nosso governo.
 
Governador, o candidato da oposição diz que esses prefeitos, do PT  e do PMDB, depois das eleições, podem ser expulsos. Como o senhor vê isso?
Eu acabei de ver aqui o pronunciamento dos prefeitos, dizendo que eles têm que ficar bem com os seus eleitores, com o povo de seus municípios, que querem a continuidade do Governo do Estado. Então, eu acredito que isso é que vai ponderar ao final. E, como tenho certeza de nossa vitória, eu estou muito animado com tudo isso, e, mais uma vez, agradeço a essa posição até de coragem desses prefeitos que estão verbalizando e vocalizando a vontade de seus municípios e a sua própria vontade, que é uma vontade, como eu disse, de reconhecimento.
 
Governador, eles trouxeram alguma demanda, algum pedido, que é lógico que tem esse outro lado também.
Não, não houve nenhum pedido, houve o manifesto de reconhecimento, como eu disse, e daquilo que foi feito ao longo dos últimos anos. Acho que não houve nenhum governo que tenha investido tanto, especialmente nos pequenos municípios mineiros, como aqui alguns prefeitos se manifestaram, observando que esses municípios menores, que representam a grande maioria dos municípios mineiros, também têm necessidade de ajuda expressiva do Estado, e assim foi feito, e assim vamos continuar a fazer.
 
Governador, outros prefeitos fizeram uma carta ao Lula, reclamando da oposição que ele tem feito ao senhor no Estado. Como o senhor vê essa carta também, governador?
Bem, essa carta foi feita por prefeitos de partidos que apoiam também o governo federal no Estado, e eu recebo com muita naturalidade, porque no momento da política, as pessoas vão manifestar aquilo que estão sentindo. E eles também, ao meu juízo, eles acabam vocalizando e verbalizando o quê? O sentimento deles e das suas comunidades. De reconhecimento do que foi feito em Minas. Porque eu acho que todos os mineiros, e somos nós que decidimos as eleições aqui no Estado, percebemos o que o governo fez. Eu reitero o que disse há pouco. Acho que o Governo de Minas, nos últimos anos, apresentou grandes avanços. Não fizemos tudo porque nenhum governo faz. Mas os avanços foram muito expressivos e o reconhecimento, então, se veio através dessa manifestação.
 
Governador, o candidato e ex-governador Aécio, em seu programa de hoje, ele já exibiu um pronunciamento do Serra. Eu queria saber se esse mesmo pronunciamento ou qualquer outro também vai ser exibido no programa do senhor. E essa informação de que, nos santinhos, onde tem aquela cola para votação, não há uma citação ao José Serra, se isso vai ter no material de campanha?
Quanto ao material de campanha, é bom lembrar e reitero isso, que nós temos o material de campanha de partidos que compõem a nossa base, que têm apoio à candidata do governo federal, então naturalmente para esses temos de ter material específico. Quanto à propaganda na televisão, ela segue toda uma estratégia traçada pelas nossas equipes, então naturalmente vamos ter sempre na hora certa o momento adequado para todas as etapas dessa campanha.
 
Governador, o senhor me permite uma outra questão, na quarta-feira vai ter o debate Rede TV/ Folha, queria que o senhor falasse da expectativa do senhor para esse debate.
Expectativa muito boa. Hoje já temos um também e vamos a todos os debates, porque os debates ajudam a esclarecer. Acho que o debate é muito importante, na medida que o debate deva se cingir às propostas, às ideias e, naturalmente, a projetos novos e apresentarmos quais são as nossas ações para melhorarmos Minas Gerais em todas as suas áreas.
 
Aumenta ainda mais a importância em um momento como esse, de crescimento e de reta final da campanha?
Sim, sempre fui a favor de debate em todos os tempos, não só na televisão, nos jornais, tenho participado de todos, como também onde me chamaram, nas universidades, nas entidades, até porque acredito, volto a dizer, que o debate é muito importante, porque ele ajuda no esclarecimento do eleitor. E como temos uma campanha baseada sempre no esclarecimento, na verdade, em dados, para nós é muito bom.
 
O senhor confirma a presença?
Confirmo, claro.
 
Governador, se PT e PMDB futuramente resolverem expulsar os prefeitos, o senhor acha que eles têm espaço no PSDB?
Veja bem, toda questão partidária deve ser analisada dentro de um determinado quadro. E cada prefeito, cada liderança política, melhor dizendo, tem o conhecimento e o reconhecimento do seu quadro. Não acredito que com um movimento como esse, essas retaliações que acabam se revelando até pequenas, que isso vá acontecer. Mas de todo modo, evidentemente que se houver esse tipo de procedimento, os outros partidos todos terão portas abertas. Porque estamos aqui conversando com prefeitos de alta representatividade, líderes dos seus municípios, pessoas respeitáveis, eleitos, muitos reeleitos, com liderança regional e tenho certeza que os partidos terão, ao momento certo, a decisão mais oportuna.
 
É a consolidação do Dilmasia, governador?
Volto a dizer, desde o início, lá atrás, estou repetindo a mesma tecla, que essa expressão, ela acaba refletindo uma manifestação de partidos que têm candidatos distintos na esfera estadual e nacional e, nesse caso específico, estamos recebendo a adesão de partidos que têm um candidato que não é, o nosso adversário aqui, mas que reconhece o que o nosso governo fez. Então, na realidade, é uma adesão daqueles que, em tese, estariam do lado de lá, e estão do nosso lado, porque, nesse reconhecimento, é um manifesto de reconhecimento, porque estamos diante de um trabalho bem feito ao longo dos últimos oito anos.
 
O senhor acha que expulsar é uma prática autoritária, governador?
Não posso entrar em matéria interna dos partidos. Existe toda uma legislação partidária, que deve distinguir sobre esse assunto. Acho, na verdade, que as instâncias partidárias é que serão hábeis e competentes no momento oportuno para discutir isso. Mas o que sinto é que, desses prefeitos, e não só dos prefeitos, vereadores e lideranças, e até do povo de Minas, é o sentimento mineiro a favor da nossa candidatura, a favor da continuidade do que foi feito pelo governador Aécio e por mim, ou seja, como é o termo desse manifesto, uma manifesto de reconhecimento do que foi feito em Minas de maneira tão vigorosa nos últimos anos.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

