Anastasia defende o debate de ideias e lamenta “política da destruição”

Anastasia recebe sugestões de lojistas do Barro Preto para seu Plano de Governo e destaca parcerias entre o Estado e a PBH. Foto Marcus Desimoni

O governador Antonio Anastasia lamentou nesta quinta-feira, dia 16, que alguns candidatos estejam trocando o espaço para debate de ideias por ataques pessoais e discursos que visam destruir os avanços obtidos por Minas Gerais nos últimos anos. Durante evento em que recebeu o apoio de comerciantes da Associação dos Lojistas do Barro Preto, em Belo Horizonte, o governador disse que os mineiros esperam dos candidatos propostas concretas para que o Estado possa realmente continuar avançando nas áreas sociais, como saúde, educação e segurança.

Na última semana, o governador apresentou os 365 compromissos de seu Plano de Governo para os próximos quatro anos. As propostas buscam inovar na gestão pública, abrindo espaço para a participação popular na construção de ações e programas que possam dar continuidade aos avanços obtidos nos governos Aécio/Anastasia.

“Não gosto de comentar a estratégia dos outros adversários. Comento as minhas estratégias. Volto a dizer, campanha política não é local de ofensas, de ataques e de destruição. Só avançamos se nós construirmos, se formos adiante. Na saúde, educação e segurança, muito já se avançou, mas sou o primeiro reconhecer que ainda temos muito a avançar, tanto que apresentamos ideias novas para isso. É nesse campo que quero debater. Mas a crítica estéril, por criticar, essa, lamentavelmente, não leva, como sabemos, a lugar algum”, disse Antonio Anastasia.

Ainda no Barro Preto, o governador também lamentou que alguns candidatos não reconheçam os avanços obtidos nos últimos anos por Minas Gerais, com a redução da mortalidade infantil, redução da desnutrição infantil, queda da criminalidade a patamares de 10 anos atrás, entre outros indicadores.

“Evidentemente que essa miopia em verificar o que ocorre em Minas Gerais, isso é parte dessa campanha, é uma pena que as pessoas não reconheçam. Mas os mineiros reconhecem. Os mineiros aplaudiram o Governo Aécio Neves, estão aplaudindo meu governo e tenho certeza que continuaremos sendo aplaudidos a partir do próximo ano”, afirmou Anastasia.
 
Sugestões para o Plano de Governo
No encontro com os comerciantes, o governador recebeu documento com sugestões da Associação dos Lojistas do Barro Preto para o seu Plano de Governo. Anastasia se comprometeu a analisar as propostas. Uma das sugestões apresentadas pelos lojistas já faz parte do Plano de Governo: incentivo à qualificação da mão-de-obra.

“Aqui no Barro Preto, estamos com um crescimento muito grande. Nosso problema atualmente é a qualificação de mão-de-obra e o Plano de Governo do Anastasia contempla a educação profissional, que é o que precisamos para podermos continuar crescendo”, disse o presidente da Associação Comercial do Barro Preto (Ascobap), Marco Polo Rolim.

“A requalificação e a qualificação profissional constam no nosso Plano de Governo. Atualmente já fazemos muita qualificação, inclusive através do Programa de Ensino Profissionalizante, gratuito, para os alunos do ensino médio do Estado. Pretendemos aumentar em quatro vezes o número atual, de 130 mil para 400 mil, gerando pessoas qualificadas para a mão-de-obra que precisamos para o crescimento de Minas”, ressaltou Antonio Anastasia.
 

Parcerias com Belo Horizonte
O governador também destacou a importância de se firmar parcerias com a sociedade civil organizada e com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para enfrentar os problemas e demandas da capital.

“Temos uma parceria muito forte com a Prefeitura de Belo Horizonte. Muitos desses temas se referem também a questões municipais, mas eu sempre digo que para governar temos de ter planejamento e parceria. E a nossa parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte é muito boa, vamos continuar fazendo isso”, destacou.

Durante os governos Aécio Neves e Antonio Anastasia, o Estado e a PBH firmaram diversas parcerias em obras na capital. Entre elas estão a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Onça, o programa habitacional Vila Viva, com apoio da Copasa e Cemig; implantação do Centro de Especialidades Médicas, construído em antigo prédio do Cardiominas; na decisão de se construir o Hospital Metropolitano no Barreiro; na obra de alargamento da avenida Antônio Carlos, que também teve participação do governo federal; obras de ajustes na avenida Tereza Cristina e no leito do Ribeirão Arrudas; na implantação do sistema de monitoramento eletrônico (Olho Vivo), no Planejamento Estratégico para a Copa do Mundo de 2014.
 
Apoio
Durante o evento na tradicional Galeria Chaves, Antonio Anastasia recebeu manifesto de apoio assinado por dezenas de lideranças da Associação Comercial do Barro Preto (Ascobap), que reúne cerca de 1 mil lojistas do setor de confecções.

Além do presidente da Associação Comercial do Barro Preto (Ascobap), Marco Polo Rolim, estiveram presentes comerciantes ligados à Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), da Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio), da Organização das Cooperativas do Estado (Ocemg) e representantes de cooperativas das áreas de transporte, dentistas, segurança, professores, profissionais da moda, entre outros.

Após o evento, Antonio Anastasia fez breve caminhada pela avenida Augusto de Lima. Ele entrou nos estabelecimentos para cumprimentar os funcionários. Na Bless Brasil, ele fez um breve discurso de agradecimento pelo apoio do comércio do Barro Preto. Também tirou foto com as funcionárias da loja.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: