Anastasia quer ampliar infraestrutura do Triângulo para atrair mais empregos para a região

Os candidatos da Coligação Somos Minas Gerais estiveram em Frutal (foto acima) e Uberaba (abaixo). Fotos Rodrigo Lima e Marcus Desimoni

 O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, visitou nesta terça-feira, dia 14, as cidades de Uberaba e Frutal, no Triângulo Mineiro, acompanhado do ex-governador Aécio Neves e do ex-presidente Itamar Franco, candidatos ao Senado Federal. Ele recebeu o apoio de vários prefeitos da região e reafirmou o compromisso de colocar o governo do Estado como facilitador e indutor da atração de empresas e empregos para o Triângulo.

Em Uberaba, Antonio Anastasia afirmou, ainda, que a cidade poderá ser uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014 por ter uma boa infraestrutura e uma grande rede hoteleira.

O governador disse que o Triângulo Mineiro será uma das regiões beneficiadas pela proposta incluída no seu Plano de Governo, lançado na última semana, de criar zonas de desenvolvimento regional. O objetivo é incentivar a instalação de empresas que atuem nos segmentos das vocações econômicas específicas de cada região. Para estas empresas, serão criados programas de incentivos fiscais e oferta de linhas de crédito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), para gerar empregos de qualidade.

“Nos últimos meses, Minas Gerais tem conseguido mais investimentos que o Estado de São Paulo. O PIB mineiro tem crescido mais que o PIB dos outros estados do Brasil, o que demonstra o nosso acerto. E vamos continuar investindo forte nisso, através de um programa que está no meu Plano de Governo, chamado zona de desenvolvimento regional, com o objetivo de dar incentivos tributários e de crédito àquelas empresas que se comprometam a gerar empregos e trazer toda uma cadeia de fornecedores. Isso ocorrerá em toda Minas Gerais, inclusive aqui no Triângulo”, disse o governador.

Desde 2003, já foram anunciados R$ 15,6 bilhões em investimentos privados e públicos para as cidades do Triângulo Mineiro, com expectativa de geração de 83 mil empregos. Os investimentos serão feitos por meio de 265 projetos nos setores de agroindústria, calçados e couro, comércio, educação, elétrico, eletroeletrônico, energia, infraestrutura, mecânico, metalurgia, moveleiro, não-metálicos, químico, saneamento, saúde, segurança, serviços, têxtil, transporte aéreo e transporte terrestre.
 
Copa de 2014
Durante entrevista a Uberaba, Anastasia também informou que Uberaba e outras grandes cidades do Triângulo Mineiro têm todas as condições de se tornar uma das subsedes de Copa do Mundo de 2014 e receber times estrangeiros para treinamentos nas semanas anteriores aos jogos. Ele destacou os investimentos feitos pelo Governo do Estado para melhorar a infraestrutura da região. Nos últimos oito anos, foram quase R$ 10 milhões em melhorias nos aeroportos de Iturama, Frutal e Ituiutaba.

“Estamos trabalhando forte. Estamos tendo uma simpatia muita grande da CBF e da Fifa, porque estamos cumprindo, com muito rigor, o calendário, os encargos nos colocados. O Mineirão está em plenas condições e vamos, sim, ter condições muito boas de disputar a abertura da Copa em Belo Horizonte. Mas o importante não é só a abertura da Copa, é termos também as nossas cidades do interior, Uberaba é uma delas, certamente, como subsede, em razão da rede hoteleira, dos aeroportos e dos estádios”, afirmou.


Apoio de prefeitos

Na chegada à Uberaba no início da tarde, o governador Antonio Anastasia foi recebido com festa no aeroporto da cidade por centenas de eleitores e prefeitos da região. Junto do ex-governador Aécio Neves, do ex-presidente Itamar Franco e do presidente estadual do PSDB, deputado Narcio Rodrigues, o governador seguiu em carreta pelas ruas do tradicional bairro da Abadia.

Os candidatos percorreram a rua Prudente de Morais, um importante centro comercial da cidade, e chamaram a atenção de pedestres e comerciantes. Cerca de 1 mil pessoas participaram da carreata e da manifestação de apoio aos candidatos.

Vários prefeitos da região, inclusive do PMDB, acompanharam a visita do governador à cidade. O prefeito de Sacramento, Wesley Melo (PMDB), destacou as características de Anastasia como gestor público. “O governador Anastasia é preparado, é um governador que sabe dos problemas de Minas; fez o Choque de Gestão. É um homem do futuro emprestado para o presente. É um homem que sabe fazer boa gestão. O Estado vai ficar em boas mãos, estando com Anastasia”, disse o peemedebista.

Para o prefeito de Veríssimo, Luiz Carlos da Silva (PV), na gestão Aécio/Anastasia, grande número de obras realizadas na região foram fundamentais para aumentar o desenvolvimento econômico e social da região.

“O governador Anastasia tem feito por Minas muito, principalmente por Veríssimo, e o governo que veio antes, de Aécio Neves, fez um grande trabalho pelo Triângulo. Em time que está ganhando não se deve mexer. Em Veríssimo, o governo fez o Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos, deu asfalto de Veríssimo a Rio do Peixe, e deu infraestrutura. Em habitação, a Cohab liberou 60 casas”, afirmou.

O prefeito de Araxá e presidente da Associação dos Municípios do Planalto de Araxá (Ampla), Jeová Moreira da Costa (PDT), disse que Aécio e Anastasia darão continuidade à tradição de Minas em ter grandes homens públicos na sua história política. Segundo o prefeito, todos os nove municípios da Ampla apoiam reeleição do governador.

Anastasia, Aécio e Itamar são Minas Gerais trabalhando para o Brasil e entendemos que o projeto de Minas é muito importante para todos os brasileiros, uma vez que é de Minas que nascem o legítimo orgulho do País. Tivemos o exemplo de Tiradentes, Tancredo Neves, Juscelino Kubitschek e, agora, temos nosso líder maior, o Aécio coordenando o orgulho de Minas Gerais”, disse o presidente da Ampla.

Plano de Governo do governador Antonio Anastasia
Propostas e ações para o Desenvolvimento Econômico
Período de 2011 a 2014
 
• Criar Zonas de Desenvolvimento Regional, com identificação das principais vocações de cada região para atrair empresas, com programa de incentivos fiscais especiais e da oferta de linhas de crédito do Banco de  Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG);
 
• Criar programa para aumento da competitividade e do valor agregado dos produtos;
 
• Criar polos de excelência para aumento da competitividade das cadeias produtivas existentes;
 
•Desenvolver projetos específicos para aumento da competitividade dos setores tradicionais, produtores de commodities;
 
•Intensificar o apoio a pequenos e médios empresários, com foco na inovação tecnológica, mobilizando o poder de compra do Estado e aumentando a oferta de capital de risco;
 
•Estimular o desenvolvimento dos setores relacionados à inovação e à geração de tecnologias, como TI, biotecnologia e automação industrial;
 
•Criar incentivos diferenciados para a geração de novos negócios relacionados à sustentabilidade ambiental e à economia de baixo carbono (empresas verdes);
 
• Ampliar e diversificar a infraestrutura, proporcionando competitividade logística;
 
•Garantir estabilidade e eficiência institucional e melhorar o ambiente de negócios, mantendo a credibilidade do ambiente público graças ao equilíbrio fiscal, capacidade de poupança pública e regulamentação do Código de Defesa do Contribuinte;
 
•Alavancar a atração e garantir a manutenção de investimentos produtivos, com novas institucionalidades e métodos, melhorando a governança e assegurando alinhamento de todas as secretarias, órgãos e empresas do Estado em torno da estratégia de desenvolvimento econômico;
 
•Aprimorar a atuação das instituições de promoção de investimento na identificação e captura de oportunidades de investimento;
 
•Articular com a União o desenvolvimento de política ambiental alinhada com as ações de desenvolvimento econômico do Estado;
 
•Aumentar a divulgação, para o público externo, das potencialidades mineiras: capacidade institucional, qualidade da mão de obra, condições energéticas, segurança e infraestrutura existente.

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: