Anastasia vai expandir apoio à agricultura familiar e ampliar segurança nas zonas rurais

As primeiras cidades do Triângulo Mineiro visitadas pelos candidatos da Coligação Somos Minas Gerais nesta sexta-feira foram Conceição das Alagoas (acima) e Prata (abaixo)Fotos Victor Schwaner e Rodrigo Lima / Nitro

 O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, e o ex-presidente Itamar Franco, candidato ao Senado Federal, visitam nesta sexta-feira, dia 10, o Triângulo Mineiro para levar as propostas do Plano de Governo, lançado ontem com 365 propostas para os próximos quatro anos. Durante visita à cidade de Prata, Anastasia destacou as principais ações que pretende aplicar para expansão do agronegócio, unindo preservação ambiental ao desenvolvimento das atividades produtivas. O governador reafirmou o compromisso de ampliar o apoio do Governo do Estado à agricultura familiar e à implantação de um programa de segurança das zonas rurais, com o aumento da proteção às propriedades e participação ativa das polícias Militar e Civil.

“Melhoramos muito a segurança pública nas cidades, mas ainda temos que melhorar na área rural, para os proprietários, fazendeiros, pessoas que moram no campo, agricultores familiares. Todos aqueles, homens, mulheres e crianças que moram no campo. Vamos criar um programa de segurança rural baseado muito em inteligência e comunicação para diminuir a criminalidade na área rural”, disse o governador Antonio Anastasia.

O Triângulo Mineiro é um dos principais produtores de grãos, carnes e leite de Minas Gerais.  Em 2009, a região foi responsável pela produção de um milhão de toneladas de milho e um milhão de toneladas de soja. A região também é a maior produtora estadual de cana-de-açúcar e concentra a maior parte das usinas instaladas em Minas.
 
Agricultura familiar
Antonio Anastasia também informou que vai expandir as ações do Estado para o desenvolvimento da agricultura familiar. “Vamos também continuar com os incentivos fiscais, estímulos e créditos com a extensão rural, a agricultura familiar, levando infraestrutura necessária para que, cada vez mais, o campo mineiro produza e produza bem”, declarou o governador.

A agricultura familiar está presente em todas as regiões de Minas Gerais e tem uma grande participação na produção de alimentos no Estado. O Censo Agropecuário do IBGE mostra que o Estado conta com 437,4 mil de propriedades familiares. O número corresponde a 79% das propriedades rurais no Estado.  Os agricultores familiares são responsáveis por 84% da produção mineira de mandioca, 44% da produção de feijão, 45% de leite e 32% da produção de feijão.

“Temos de ter sempre equilíbrio para manter a proteção ao meio ambiente, mas saber que o produtor rural é responsável pela nossa alimentação, pela nossa sobrevivência. Então, temos de dar uma atenção especial ao produtor rural. Dar a ele orientação e permitir, de fato, que ele continue cada vez mais produzindo para gerar riquezas”, disse Anastasia.
 
Redução de impostos
Anastasia e Itamar iniciaram a extensa agenda no Triângulo Mineiro por Conceição das Alagoas, a primeira de seis cidades que serão percorridas nesta sexta-feira. Acompanhados do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, e do presidente estadual do PSDB, deputado Narcio Rodrigues, os candidatos participaram de carreata pelas ruas de Conceição das Alagoas, formada por cerca de 150 carros.

Em seguida, Anastasia participou de um comício, na Praça da Rodoviária, quando fez um alerta para que os eleitores não se deixem enganar pelas falsas promessas. Ele lembrou que, durante o período de campanha, alguns adversários têm prometido redução de impostos sem dizer de onde buscaram compensações para a perda de receita do Estado, o que é proibido por lei.

“Devemos trabalhar juntos porque vocês sãos testemunhas do que aconteceu ao longo dos últimos anos, como Minas avançou. Alguns vêm aqui com a palavra fácil, tentam inventar promessas vãs e ilusão”, afirmou Antonio Anastasia.

No início do mês passado, o governador sancionou a lei que reduz a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o álcool combustível em Minas Gerais. A partir de 1º de janeiro, o imposto será reduzido de 25% para 22%. As medidas foram adotadas para garantir a competitividade das indústrias mineiras e possibilitar a geração de empregos.

“Temos de fazer sempre algo racional e reduzir de acordo com as nossas possibilidades. E vamos continuar fazendo porque nossa obsessão é criar empregos de qualidade para evoluirmos na educação e na saúde. Sou o candidato das mãos limpas e da consciência tranqüila e não faço falsas promessas”, afirmou o governador.
 
Parceria com os municípios
O prefeito de Conceição das Alagoas, José Renato de Sousa (DEM), destacou que a principal característica das gestões de Aécio Neves e Antonio Anastasia à frente do Estado foi o planejamento e a parceria firmada com os municípios para melhorar a infraestrutura.

“Esse cenário mudou. Minas voltou a dar aos municípios aquilo que sempre sonhamos. É um governo que tem planejamento. É um governo que tem muita convicção aonde é que quer chegar, tem visão de futuro, enxerga do outro lado do muro”, destacou.
 
Festa em Prata
Após passar por Conceição das Alagoas, Anastasia e Itamar foram recepcionados com muita festa pelos moradores e lideranças políticas da cidade de Prata. Eles fizeram uma carreata pelas principais ruas da cidade. Muita gente fez questão de tirar foto com o governador e com o ex-presidente. Na Avenida Brasília, eles fizeram uma caminhada, onde cumprimentaram eleitores e fizeram um lanche na pastelaria Dedé II.

O proprietário do comércio, Sérgio Antônio Pereira, ficou emocionado ao servir o governador e o ex-presidente. “Votarei neles pela experiência que têm em política. Além do mais, não se mexe em time que está ganhando. E ambos são apoiados pelo ex-governador Aécio Neves. Há vários motivos para votar em Anastasia e Itamar e, claro, em Aécio“, disse.

Para o prefeito de Campina Verde, Reinaldo Tannus (PP), a reeleição de Anastasia é fundamental para que Minas Gerais continue tendo o respeito que conquistou nos últimos anos, tanto no país quanto no junto aos organismos de fomento internacionais.

“O Estado de Minas apanhou uma direção, ganhou um rumo e temos que reconhecer isso. Hoje, o Estado de Minas é respeitado no Brasil inteiro. É um modelo de gestão, que o governador Aécio empreendeu em Minas e teve um grande parceiro nisso tudo, que foi o governador Anastasia. Não há porque não continuar com o governador Anastasia. É uma pessoa profundamente capaz, que a gente pode entregar o Estado com tranqüilidade”, disse o prefeito.

Na manhã desta sexta-feira, além de Conceição das Alagoas e Prata, o governador Antonio Anastasia e o ex-presidente Itamar Franco visitaram Monte Alegre de Minas e Tupaciguara, onde se encontraram com ex-embaixador em Cuba e ex-deputado federal, Tilden Santiago. Na tarde de hoje, os candidatos ainda visitam  as cidades Ituitutaba e Uberlândia.

Plano de Governo do governador Antonio Anastasia
 Propostas e ações para a Agricultura no período de 2011 a 2014

• Expandir a atuação preventiva dos órgãos do sistema de defesa social, criando um programa de proteção às áreas rurais em conjunto com participação ativa das polícias Militar e Civil;
 
• Estimular a inclusão do produtor rural como produtor de biomassa e fornecedor para usinas de álcool, siderúrgicas, celulose e outros, como alternativa ao modelo de monocultura executado pelas próprias empresas;
 
• Criar os Programas Pró-Café e Pró-Leite para incentivar e fortalecer o agronegócio mineiro;
 
• Criar o Fundo Estadual do Café;
 
• Articular, junto ao Governo Federal, a implantação da Política Nacional de Comercialização do Café, a fim de evitar perdas aos produtores, estimular a exportação e controle da qualidade do produto;
 
• Desenvolver e ampliar as certificações IMA/Inmetro visando agregar valor, com prioridade para produtos tradicionais de Minas Gerais;
 
• Ampliar os circuitos de cafeicultura, leite, fruticultura e dos concursos de qualidade de café, do queijo minas artesanal e outros;
 
• Concluir as etapas III e IV do Projeto de Desenvolvimento Regional do Jaíba e apoiar a expansão da logística para exportação de frutas e outros produtos produzidos no projeto;
 
• Obter da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o reconhecimento oficial de Minas Gerais como área livre de febre aftosa sem vacinação;
 
• Ampliar aquisição de alimentos da merenda escolar advindos da agricultura familiar;
 
• Fortalecer o programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para apoiar todos os programas de fortalecimento e avanço da agricultura familiar;
 
• Implantar um programa para apoiar a comercialização da agricultura familiar nos âmbitos municipal, regional, estadual e nacional;
 
• Investimento em infraestrutura para escoamento da produção. Entre as ações estão  a implantação de portos fluviais no Triângulo Mineiro, viabilização da construção do ramal ferroviário  Unaí-Pirapora e pavimentação de 7,6 mil quilômetros de estradas com o programa Caminhos de Minas.

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: