Anastasia se compromete em estimular a cultura em todo o Estado

Ao lado de Aécio Neves, Anastasia recebeu manifesto de apoio assinado por 500 profissionais da área cultural de Minas Gerais. Foto Rodrigo Lima/Nitro

O governador Antonio Anastasia afirmou que, reeleito, irá incrementar as políticas e incentivos culturais do Governo do Estado para universalizar o fomento a grupos culturais, artísticos e manifestações folclóricas em todas as regiões do Estado. O compromisso foi assumido na noite desta quarta-feira, dia 8, durante evento em que Anastasia recebeu manifesto de apoio assinado por 500 profissionais dos diversos segmentos da área cultural em Minas Gerais. É o mais o amplo apoio da cultura já prestado a um candidato a governador no Estado.

“Cabe ao governo não realizar, mas estimular, permitir e fomentar. Esse será o meu compromisso fundamental com a cultura de Minas Gerais. O governador do Estado tem de ter mais do que sensibilidade, do que a responsabilidade e o compromisso, ele deve estar mergulhado na cultura de Minas Gerais. E essa é a minha proposta que faço aqui para vocês”, disse o governador que foi secretário de Estado de Cultura no Governo Hélio Garcia.

Durante encontro que aconteceu no Espaço Cultural 104, no Centro de Belo Horizonte, a atriz mineira Wilma Henriques e o diretor do Grupo Corpo, Pedro Pederneiras, leram o manifesto assinado por músicos, escritores, artistas plásticos, produtores, cineastas e artesãos.

Ao lado do ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado, e do candidato a vice-governador, deputado Alberto Pinto Coelho, Antonio Anastasia agradeceu o apoio de todos os segmentos da área cultural e reafirmou o compromisso em estimular e fomentar a cultura de Minas.

“A todos os segmentos da nossa cultura do artesanato, do teatro, a música, as artes plásticas, o cinema, todos que aqui estão, eu queria agradecer esse apoio. Vocês são, melhor do que ninguém, testemunhas do que conseguimos realizar. Fizemos muito, mas reconhecemos que ainda temos de fazer mais, avançar mais. Vocês representam aquilo que temos de mais valioso, representam a voz da alma de Minas, a voz do nosso espírito”, afirmou o governador.
 
Plano de Governo
Antonio Anastasia afirmou que uma das propostas de seu Plano de Governo, lançado na manhã desta quinta-feira, dia 9, em Belo Horizonte, é realizar eventos anuais por ano em cada região do Estado para divulgar as manifestações culturais genuinamente mineiras e garantir a geração de renda com o turismo. Segundo ele, o objetivo é manter a política de interiorização do fomento à cultura, evitando que fique concentrado na capital.

“A cultura está presente em todas as nossas manifestações. E é um grande esforço não só na capital, mas levar a cada vez mais próximo das pessoas, no nosso grande e riquíssimo interior do Estado, os compromissos colocados aqui, nesse manifesto. Isso torna para mim maior a responsabilidade de dar prosseguimento à grande obra que Aécio Neves fez na cultura, no desenvolvimento social e econômico do Estado para continuarmos tendo, cada vez mais, orgulho de sermos mineiros”, disse Anastasia.
 
Autonomia de Minas
No evento que contou com a presença de grandes nomes da cultura mineira, como o escritor Olavo Romano, o dramaturgo Jota D´Angelo e a pintora Yara Tupinambá, o governador Antonio Anastasia destacou a visibilidade que a cultura dá aos valores de Minas em todo o mundo. Para ele, os artistas mineiros são os porta-vozes da ousadia e da criatividade do povo mineiro.

“Cultura em Minas é sinônimo daquilo que é mais profundo e corajoso para nós, que é exatamente o desafio da mineiridade. Aquilo que nós, mineiros, temos de mais valioso que é o nosso capital humano, a nossa ousadia, a nossa imaginação, a nossa criatividade, o nosso sonho, a nossa utopia. É o sentimento da autonomia de Minas, dos projetos de Minas, dos valores de Minas, de Minas para os mineiros, de Minas para o Brasil e de Minas para o mundo”, afirmou.
O ex-governador Aécio Neves destacou a relação de Antonio Anastasia com o setor cultural.

“Minas respira cultura e as nossas manifestações culturais fizeram de Minas um estado diferente em todo o Brasil. A relação de confiança que Anastasia construiu com a cultura representa o que tem de melhor hoje em Minas“, afirmou Aécio Neves.

Entre os 500 grandes nomes das artes mineiras que assinam o manifesto estão os músicos Milton Nascimento, Flávio Venturini, Toninho Horta, Rogério Flausino, Samuel Rosa, André Valadão, Celina Borges, Cesar Menotti e Fabiano; o compositor Fernando Brant; os escritores Ângelo Machado, Sílvia Rubião, Bartolomeu Campos de Queiros, Luis Gifoni e Olavo Romano; os artistas plásticos Fernando Pacheco, Yara Tupinambá, Sara Ávila, Marco Túlio Resende; os estilistas Ronaldo Fraga, Reinaldo Loureiro, Graça Otoni, Cláudia Mourão, Terezinha Santos; os arquitetos Gustavo Penna, Jô Vasconcelos, Edwiges Leal; os cineastas Cao Guimarães e Rafael Conde; os atores Carlos Nunes, Amauri Reis, Ílvio Amaral, Maurício Cangussu, Wilma Henriques, Yara Novaes; o dramaturgo Jota D’Angelo e artistas do Grupo Galpão, Grupo Corpo, Giramundo, entre muitos outros importantes nomes da cultura. 
 
Transformação cultural
No documento, eles destacaram as iniciativas desenvolvidas pelo Governo de Minas nos últimos anos que provocaram uma transformação na realidade cultural do Estado. Entre elas, a efetivação do Fundo Estadual de Cultura e do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, além da criação de prêmios financeiros para apoiar novos nomes da música, cinema e literatura. Os artistas disseram que Minas tem que avançar.

“Queremos Minas caminhando sempre, para ser, cada vez mais, a Minas dos nossos sonhos e de nossas utopias. Na vida, escolhemos o caminho da arte, da liberdade, da criatividade e da inventividade. Convivemos com o contraditório, com as diferenças e temos os pés plantados na terra mineira. Chão da ética e da honestidade, de princípios. Não queremos andar para trás. Queremos seguir em frente, sem recuos. Por isso, somamos nossas vozes e escolhemos o mesmo norte para contribuir com a construção do presente e do futuro de Minas”, diz um dos trechos do manifesto.
 
Reconhecimento dos artistas
O governador Antonio Anastasia, ao lado do ex-governador Aécio Neves, foi recebido com muito entusiasmo por profissionais do mundo das artes e da moda no Espaço Cultural 104. O ponto alto do encontro foi uma performance realizada por 40 estilistas que criaram roupas, sapatos e bolsas inspirados na bandeira de Minas. Os adereços principais eram o triângulo vermelho e a célebre frase Libertas quae sera tamen.

O dramaturgo Jota D´Angelo afirmou que Anastasia sempre contribuiu para o desenvolvimento da cultura de Minas.  “Anastasia sempre ajudou a cultura mesmo quando ainda não ocupava cargo público em Minas. Ele tem todo o tipo de preparo técnico e administrativo, tem grande sensibilidade. Minas está muito bem apadrinhada se tiver Anastasia como governador. E ele será”, afirmou.

O escritor Olavo Romano destacou a carreira pública de Antonio Anastasia e afirmou que o governador é o candidato mais indicado para conduzir o futuro de Minas. “Eu o conheço de perto, trabalhamos juntos na Fundação João Pinheiro. Tive a oportunidade de conhecer desde cedo o seu trabalho e a sua integridade, como a gente testemunhou a importância do seu trabalho junto ao Aécio. É um trabalho consagrado, reconhecido, que a gente deseja que continue mais um mandato” afirmou.

A pintora Yara Tupinambá afirmou que Antonio Anastasia deu importante contribuição para a produção do artesanato mineiro. “A qualificação artesanal começou em Minas com o Anastasia. Ele criou condições para que iniciarmos esse belo trabalho do artesanato”, disse.
 
Futuro de Minas
O compositor Murilo Antunes afirmou que o futuro de Minas depende do trabalho de Antonio Anastasia.“Tenho o prazer de estar apoiando Anastasia porque ele é uma pessoa que enxerga o futuro. E o futuro de Minas precisa de alguém que tenha uma visão técnica, que saiba administrar e que olhe com bons olhos para cultura de Minas”, disse.

O compositor Fernando Brant, que também assinou o manifesto, afirmou que o trabalho de Antonio Anastasia tem o reconhecimento de todos os mineiros. “O governador Anastasia participa de um projeto que está sendo executado há oito anos em Minas e que tem o reconhecimento de toda população. Estamos no rumo certo e acredito que o melhor comandante para continuarmos nessa direção é o governador Antonio Anastasia.”

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Uma resposta to “Anastasia se compromete em estimular a cultura em todo o Estado”

  1. Artistas mineiros entregam manifesto de apoio à reeleição de Anastasia « Blog do PSDB de Belo Horizonte Says:

    […] Leia ainda: Anastasia se compromete em estimular a cultura em todo o Estado […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: