Anastasia recebe apoio da comunidade acadêmica de Minas Gerais

O manifesto da comunidade acadêmica foi entregue a Anastasia durante o lançamento de seu Plano de Governo. Foto Marcus Desimoni

O governador Antonio Anastasia recebeu nesta quinta-feira, dia 9, o apoio da comunidade acadêmica de Minas Gerais. Durante o lançamento do Plano de Governo, 615 cientistas e acadêmicos mineiros assinaram o manifesto de apoio à reeleição de Anastasia. Eles destacaram o compromisso do Governo de Minas em garantir recursos para o desenvolvimento da pesquisa em Minas. Nos últimos oito anos, o Governo do Estado destinou R$ 1 bilhão à Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), recursos duas vezes maior que o recebido pela instituição em duas décadas de atividades dedicadas à pesquisa.

Emocionado, o governador Antonio Anastasia agradeceu a manifestação de apoio e reiterou o compromisso de manter os investimentos, principalmente aqueles voltados para a área de ciência e tecnologia. Ele fez questão de lembrar que iniciou sua carreira profissional na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Quero agradecer muito às centenas de professores que se mobilizaram para dar, aqui, a sua assinatura e quero dizer, com muito orgulho, que nosso governo tem se empenhado desde o primeiro dia no tema da ciência e da Tecnologia.

Sabemos que esses investimentos rendem um pouco agora, mas muito mais no futuro. São as futuras gerações e o futuro de Minas que dependem desse investimento. Meu compromisso com a ciência e tecnologia é um compromisso de casa, já que fui criado desde a mais tenra infância sabendo da importância da educação, da pesquisa, da ciência e tecnologia“, afirmou Anastasia.

O manifesto foi assinado por representantes de universidades e instituições como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação João Pinheiro, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa, Faculdade Milton Campos, Universidade Newton Paiva, Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Universidade Estácio de Sá, entre outras.

Compromisso com a pesquisa
O professor e pesquisador Ângelo Machado entregou o manifesto ao governador e afirmou que o apoio é um reconhecimento ao comprometimento dos governos AécioAnastasia em elevar a produção científica e tecnológica de Minas Gerais. Desde 2007, o Governo de Minas tem cumprido a aplicação de 1% de sua receita corrente líquida em pesquisas com determina a Constituição Estadual.

 “Esse apoio representa que a comunidade universitária e os melhores cientistas de Minas estão apoiando Anastasia. Fazemos isso muito tranquilamente, porque o governo AécioAnastasia elevou a produção científica e tecnológica de Minas a um patamar muito alto e queremos aumentá-lo mais ainda. Com Anastasia, temos certeza de que vamos conseguir”, disse o professor.

No manifesto, os acadêmicos mineiros ressaltaram a competência profissional do governador como gestor público e o compromisso com o desenvolvimento de Minas. Antonio Anastasia tem 49 anos e há 26 anos dedica-se à administração pública, participando da vida política do Estado. Mestre em Direito Administrativo, Anastasia é professor da UFMG há 17 anos e funcionário de carreira da Fundação João Pinheiro.

“Considerando a longa e respeitável carreira de Antonio Augusto Anastasia como servidor público e professor universitário; considerando a reconhecida lisura e competência com que exerce a gestão pública; considerando seu permanente compromisso com os valores democráticos e com o desenvolvimento humano, social e econômico de Minas Gerais; manifestamos publicamente nosso decidido apoio ao professor Antonio Anastasia como candidato ao Governo de Minas Gerais”, diz um trecho do documento.

Mais investimentos em ciência e tecnologia
Para os cientistas e acadêmicos mineiros, a reeleição do governador Antonio Anastasia representa a garantia de que o Governo de Minas continuará direcionando investimentos aos projetos de ciência e tecnologia, como forma de promover o desenvolvimento do Estado.

“O professor Anastasia mostrou que está com a intenção mais pronunciada de trabalhar muito próximo à ciência e tecnologia. Um governo que faz associação da política com a ciência e a tecnologia está fadado ao sucesso. Ele já demonstrou por várias vezes que ciência e tecnologia é o caminho certo para fazer o melhor para Minas”, afirmou o professor Carlos Leite, da Universidade Federal de Viçosa.

Leonardo Nemer Caldeira Brant, professor da faculdade de Direito da UFMG, ressaltou ainda que o manifesto dos cientistas é importante para demonstrar à população de Minas o apoio dado pelo Governo do Estado à educação.

“Esse apoio é importante para demonstrar o papel relevante que tem sido feito pelo Governo do Estado no universo da educação. Estamos dispostos a apoiar a continuação do programa que vem sendo realizado em todo esse período.

Anastasia sempre foi um excelente professor, homem muito íntegro, sempre teve o respeito dos colegas. Estaremos muito bem representados com mais um mandato de Anastasia no Governo do Estado”, disse o professor.

O professor Sergio Pena, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, destacou os investimentos do Governo de Minas na Fapemig, o que colocou Minas na vanguarda das pesquisas na área da biotecnologia.

“De todos os governos que vi, nenhum apoiou tanto essa área. Pela primeira vez na história da Fapemig, a instituição conseguiu toda a dotação orçamentária a que tinha direito. A ciência está bem custeada e Minas começa a despontar realmente na área de biotecnologia como um dos estados mais importantes do Brasil. Devemos fazer esse esforço unido para manter esse programa, manter esse ciclo virtuoso de pesquisa e nada melhor para isso que reeleger o atual governador”, afirmou.

Rede de Apoio
Desde o início da campanha, a candidatura à reeleição de Antonio Anastasia vem recebendo o apoio de importantes segmentos da sociedade civil mineira. O governador recebeu o apoio público de todos os ex-presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG); de ambientalistas; de médicos e profissionais da saúde; dos profissionais da cultura; dos sindicatos e cooperativas de táxi; dos sindicatos que reúnem os caminhoneiros; dos presidentes e dirigentes das torcidas do Atlético, Cruzeiro, América e Ipatinga; entidades de atendimento a dependentes químicos; Movimento das Donas de Casa e Consumidores; movimentos femininos; movimentos da juventude; dos motociclistas profissionais; além de prefeitos e lideranças municipais de todo o Estado.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: