Anastasia destaca esforço do Governo de Minas para descoberta de gás natural

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, recebeu com entusiasmo a notícia sobre a descoberta de gás natural na Bacia do São Francisco. O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira, dia 2, em Belo Horizonte, a partir dos resultados da perfuração de um poço de exploração no município de Morada Nova de Minas (Região Central do Estado). Antonio Anastasia destacou que essa descoberta abrirá uma nova fronteira para o desenvolvimento de Minas Gerais. A possibilidade da ocorrência de gás natural em Minas Gerais foi objeto de estudos ao longo de décadas, mas apenas após o empenho do ex-governador Aécio Neves junto ao Ministério das Minas e Energia e à Agência Nacional do Petróleo (ANP) foram realizadas as primeiras licitações de áreas exploratórias de gás na Bacia do São Francisco.

Além do desenvolvimento econômico, o governador Antonio Anastasia lembrou que o Estado poderá contar com uma nova fonte de receita, a partir dos royalties pagos pela exploração do gás natural. O empenho para desenvolver a exploração do gás da Bacia do São Francisco contou com a participação da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig). A companhia é uma das sócias do consórcio Cebasf, com 49% de participação, responsável pelo Bloco SF-T-132, onde foi efetuada a descoberta.

“Os royalties pagos pelo gás natural são iguais aos do petróleo. Ainda não sabemos qual o será o volume de produção, mas basta ver como o petróleo modificou a realidade do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Certamente vai modificar muito e, no nosso caso, temos mais uma vantagem. Além do royalty que é do tesouro do estado, do município, teremos também os recursos da própria exploração, porque também temos participação no negócio, já que a Codemig é dona de 49%”, afirmou Antonio Anastasia.

O esforço do governo de Minas Gerais para que fossem iniciadas as prospecções do produto na Bacia do São Francisco também foi ressaltado pelo presidente da Codemig, Oswaldo Borges da Costa.

“Essa indução ao início da exploração foi muito incentivada pelo governador Anastasia e pelo governador Aécio. A ANP atendeu e colocou esses lotes em leilão. Mas, naquele época existiam dúvidas se teríamos empresários da iniciativa privada interessados em investir em uma nova fronteira que tinha alguns indicativos, mas eram uma incógnita. É muito importante lembrar que essa indução partiu do Governo de Minas. Foi uma iniciativa voltada para o desenvolvimento econômico dessa região tão carente do Estado e que será uma nova fronteira”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, Sergio Barroso, disse que a descoberta do gás em Minas beneficiará o crescimento da indústria, mas também dos setores do comércio e serviços.

“Estamos iniciando uma nova era, um novo tempo, novo momento na economia mineira.A descoberta do gás é algo tão auspicioso que me remete aos tempos das grandes descobertas, como do ouro, a vinda do zebu para o Triângulo Mineiro. Minas Gerais tem hoje a mais pujante e a mais brilhante companhia de distribuição do Brasil. O consumo de gás quer dizer uma nova fase industrial no Estado. Mas também uma fase do comércio e do serviço, que de forma muito clara vai trazer benefícios a toda população”, afirmou.
 
Desenvolvimento Regional
O município de Morada Nova de Minas integra o Circuito Turístico do Lago de Três Marias e possui sua atividade econômica voltada para o turismo. Para o presidente da Ortemg e presidente em exercício da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, a descoberta irá induzir a atração de indústrias para a região.

“Todos nós mineiros ficamos eufóricos com a descoberta do gás em razão do desenvolvimento e do crescimento do Estado que nos últimos anos já vem sendo o que mais cresce na indústria no país. Minas tem gerado um volume recorde de emprego, melhorado a renda do trabalhador e atraído investimentos importantes, principalmente para o desenvolvimento tecnológico. Essa descoberta será mais um atrativo para que o Governo do Estado possa atrair diversos setores da indústria petroquímica, siderúrgica e de outros setores que tem o gás na sua matriz energética como insumo”, afirmou.

Anúncios

Tags: , , ,

Uma resposta to “Anastasia destaca esforço do Governo de Minas para descoberta de gás natural”

  1. vanda de sousa Ribeiro Says:

    Com toda essa brilhante espanação,não tem jeito não.
    Todos vão continuar pulando para o lado de cá.
    HEI.pule vc também,vem?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: