Anastasia ressalta compromisso em estimular festas regionais em todo o Estado

Em Machado, Antonio Anastasia participou da Festa de São Benedito. Foto Emmanuel Pinheiro/Nitro

O governador de Minas, Antonio Anastasia, candidato à reeleição pela Coligação “Somos Minas Gerais”, prometeu um apoio direto do Governo do Estado às manifestações culturais pelo interior de Minas. Ele participou de duas festas tradicionais na região Sul, Festa de São Benedito em Machado e a 26ª Exposição Agropecuária de Paraguaçu. O governador afirmou que a intenção é realizar pelo menos um evento por ano em cada região do Estado para divulgar as manifestações culturais genuinamente mineiras e garantir a geração de renda com o turismo.

“Vamos realizar festivais pelo Estado nas diversas regiões de Minas, cada qual com a sua vocação. Claro que, em um primeiro momento, não teremos em todas as cidades. Mas todas as regiões terão um grande festival importante, juntando as tradições locais, culinária, questões religiosas, para que tenhamos um estímulo maior. Assim, a cultura vai se juntar ao turismo e desenvolvimento econômico para, não só manter aquilo que é muito importante para nós, que é nossa história e nossa tradição, mas também gerar emprego e renda”, disse o governador.

Antonio Anastasia lembrou ainda que a atual gestão, iniciada por Aécio Neves, hoje candidato ao Senado, já destinou recursos significativos nos últimos oito anos, com investimentos diretos do Tesouro Estadual, para manter as festas que mantêm as tradições regionais.

“Criamos o Fundo Estadual da Cultura, a fundo perdido, cerca de R$ 9 milhões por ano, exatamente para estimular e fomentar esses eventos. Já temos a Lei de Incentivo, mas que é uma parceria com as empresas. O fundo não, ele é um investimento direto do Estado”, destacou.

Machado e Paraguaçu
O governador Antonio Anastasia visitou na noite desse sábado, dia 28, duas das mais tradicionais festas da região sul de Minas. A primeira delas, em Machado, nas comemorações da Festa de São Benedito, o principal evento cultural da cidade. Ele caminhou entre as barraquinhas instaladas na praça da igreja matriz, cumprimentou moradores, visitou estandes e ainda teve um momento reservado, de oração, na igreja de Santo Expedito. Na saída, o governador ainda assistiu a apresentação de grupos de Congado, em homenagem ao padroeiro da cidade.

Ainda em Machado, Anastasia recebeu o apoio de vários prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região. O prefeito de Poço Fundo, Beto Gouveia, do PMDB, foi um dos que fizeram questão de cumprimentar o governador. Apesar de ser de um partido que faz oposição ao governo, ele conta que nunca foi discriminado e sempre foi muito bem recebido nas suas reivindicações.

“Respeito a questão partidária. Sou peemedebista convicto, tenho 20 anos de partido. Mas temos que pensar primeiro no município, na nossa responsabilidade de prefeito e em tudo que o ex-governador Aécio Neves e o governador Antonio Anastasia fizeram para a cidade. Sempre fui bem recebido pelos dois, apesar de ser de um partido de oposição. Eles são governadores municipalistas. Isso me trouxe a certeza de apoiar Antonio Anastasia”, admitiu o prefeito peemedebista.

De Machado, Antonio Anastasia seguiu para Paraguaçu. O percurso de cerca de 30 quilômetros foi pela MG-453, que teve a sinalização e asfalto recuperados pelo ProMG, programa do Governo do Estado. O governador chegou à 26ª Exposição Agropecuária de Paraguaçu, no Parque de Exposições, a tempo de conferir as barracas de comidas típicas e visitar arena de rodeio, que estava lotada com cerca de cinco mil pessoas.

O governador Antonio Anastasia abriu a 26ª Exposição Agropecuária de Paraguaçu. Foto Marcus Desimoni/Nitro

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: