Exposição apresenta aos mineiros trajetória política de Tancredo Neves

A exposição reproduz fielmente o conteúdo do Memorial Tancredo Neves, localizado em São João Del Rei. Foto Rodrigo Lima/Nitro

A trajetória política do ex-presidente Tancredo Neves pode ser relembrada pelos mineiros em uma verdadeira viagem no tempo e na vida de um dos mais importantes políticos de Minas. A exposição Centenário Tancredo Neves, em cartaz até 30 de setembro no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, reconta capítulos da história do Brasil que tiveram a participação do político mineiro. A entrada é franca.

Com uma linguagem contemporânea, a exposição está instalada nas galerias Genesco Murta e Arlinda Corrêa Lima. Dividida em sete fases, a mostra apresenta a trajetória política de Tancredo Neves desde a entrada na vida pública, como vereador em São João del Rei, até a  internação na véspera da posse na Presidência da República e sua morte em 21 de abril de 1985. A história de Tancredo é apresentada em filmes, fotografias, livros e jornais da época. Também mostra objetos pessoais e cartas – uma delas enviada pelo Papa Jo após a morte de Tancredo.

Na fase “O Caminho”, a carreira política de Tancredo Neves é resumida, contemplando os principais cargos que ocupou e uma cronologia que situa seus passos ao longo da história do país. Uma grande bancada abriga documentos de diferentes etapas de sua vida pública. Um oratório reúne as cartas trocadas entre Tancredo e o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Imagens das “Diretas Já” emocionam quem acompanhou momento tão importante na vida política do país.

Outra fase é reservada a uma instalação que mostra a surpresa, agonia e dor coletiva que marcaram o dia antes da posse à Presidência, a internação e morte de Tancredo. Projeções na parede mostram a comoção popular, a cobertura televisiva e a transição política no país. Na fase “Lavra de Ideias” está disponível a máscara mortuária de Tancredo protegida por uma piscina de água que reflete suas palavras e pensamentos projetados pelas paredes da sala.

Referência de valores

A solenidade de abertura da exposição, nesta quarta-feira, dia 18, contou com a presença do governador Antonio Anastasia e do ex-governador Aécio Neves. Antonio Anastasia destacou que Tancredo é referência de homem público aos brasileiros.

“Tancredo Neves é o único brasileiro que foi vereador, deputado estadual, deputado federal, senador, ministro de Estado, primeiro ministro, governador, presidente da República. É uma trajetória ímpar. Nós mineiros somos honrados de tê-lo como um grande mineiro”, afirmou.

O jornalista Mauro Santayana, que trabalhou por muitos anos com o ex-presidente, disse que uma das principais heranças de Tancredo Neves foi a transformação democrática do país ao derrubar a ditadura militar com o apoio maciço da população. Mauro Santayana também destacou a vocação política da família que hoje tem como maior representante o ex-governador Aécio Neves. “Ele é um homem jovem, tem um grande futuro e esse futuro será dedicado ao país”, declarou.

O curador da exposição, Marcello Dantas, explicou que os mineiros terão a oportunidade relembrar 100 anos de história do país. “A exposição tem um sentido histórico de 100 anos de Tancredo, mas 25 anos do momento chave do Brasil, as Diretas, a eleição no Congresso e a morte do Tancredo. Tem um marco muito forte na memória dos mineiros. Ele semeou a democracia no Brasil. Foi o homem que guiou a travessia de uma era de trevas, de ditadura, para uma era de pleno exercício democrático”, disse.

Exposição Centenário Tancredo Neves

Local: Palácio das Artes fica na Avenida Afonso Pena, 1.537 – Centro.

Horário: Até 30 de setembro – Terça a sábado, de 9h30 às 21h; e aos domingos, de 16h às 21h.

Entrada gratuita

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: