Antonio Anastasia e Aécio Neves cumprem promessa e nadam no Rio das Velhas

Aécio Neves em um trecho já despoluído Rio das Velhas, localizado próximo ao município de Santo Hipólito, na Região Central - Foto Marcus Desimoni

O governador Antonio Anastasia e o ex-governador Aécio Neves cumpriram hoje uma promessa feita em 2007, quando anunciaram o programa de revitalização da bacia hidrográfica do Rio das Velhas. Eles nadaram no rio, em um trecho já despoluído localizado próximo ao município de Santo Hipólito, na Região Central.

O mergulho de Antonio Anastasia e Aécio Neves fez parte da solenidade de divulgação do balanço da Meta 2010 e do lançamento da Meta 2014 para a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. O evento, coordenado pelo Projeto Manuelzão da UFMG, reafirma o compromisso do Governo do Estado em dar continuidade à revitalização da bacia hidrográfica que abrange 51 municípios, entre eles Santo Hipólito. O Rio das Velhas é o maior afluente em extensão da bacia do Rio São Francisco.  Com 801 quilômetros, ele nasce na região de Ouro Preto e deságua no município de Várzea da Palma, Norte do Estado.

O governador Antonio Anastasia afirmou que a solenidade em Santo Hipólito confirmou o êxito da política ambiental do Governo de Minas que garantiu a despoluição do Rio das Velhas, a partir da implantação de Estações de Tratamento de Esgoto nos municípios que mais poluem o rio. Em toda a bacia do Rio das Velhas, já são 22 ETEs em operação e 11 estão em obras ou em fase de planejamento.

“O evento tem vários sentidos e significados. O primeiro deles é constatar que temos uma política pública correta, de melhoria da qualidade das águas dos rios mineiros e do Rio das Velhas, que é tão simbólico. O que a Copasa fez com a Secretaria de Meio Ambiente ao longo desses anos está refletido aqui. As pessoas nadam e pescam. Chegamos à Meta 2010, agora temos o compromisso com a Meta 2014. Essa meta vai sempre se aperfeiçoando, porque um governo é sempre assim, ele nunca se exaure, ele nunca termina, ele sempre tem mais a fazer. E o terceiro compromisso é comprovar isso de maneira pública e verdadeira, entrando no rio”, disse o governador.

Novo Rio das Velhas

O compromisso com a despoluição do Rio das Velhas foi assumido em 2004 pelo governador Aécio Neves. A Meta 2010 (navegar, pescar e nadar no Rio das Velhas) passou a ser um dos projetos estruturados do Governo do Estado. Até o momento, cerca de R$ 1,4 bilhão já foram investidos em ações para a revitalização da bacia e tratamento do esgoto. Cerca de 60% dos objetivos já foram alcançados. Pesquisadores da UFMG já confirmaram melhoria da qualidade da água e retorno de peixes em diversos trechos do rio.

Emocionado, o ex-governador Aécio Neves afirmou que nadar e pescar no Rio das Velhas era um sonho de toda a população que vive às margens do rio. A estimativa é que os 51 municípios da bacia contam com 4,8 milhões de habitantes.

“Esse era um sonho de tanta gente, não apenas meu. Era um sonho dessa moçada toda, que já é realidade. É uma demonstração de que quando a gente quer, se tem planejamento e eficiência na gestão do dinheiro público e tem vontade política, as coisas acontecem. Estamos nadando no Rio das Velhas. Anos atrás achavam que a gente era louco quando falávamos isso. Está aí.  Daqui a pouco a gente chega na Região Metropolitana de Belo Horizonte”, afirmou Aécio Neves.

Meta para 2014

Em Santo Hipólito, Antonio Anastasia percorreu de barco vários trechos do Rio das Velhas que já estão despoluídos. O governador também assinou o documento “Compromisso pela Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas: Assegurar a Volta do Peixe e o Nadar na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) em 2014”.  O documento reforça três focos geográficos de atuação para melhorar a qualidade das águas do Rio das Velhas.

O primeiro compromisso é a recuperação da região mais degradada da bacia que atravessa a Região Metropolitana de Belo Horizonte até desaguar no Rio São Francisco. A bacia recebe as águas dos ribeirões Arrudas e Onça, do Ribeirão da Mata, Ribeirão Caeté-Sabará, Água Suja e incluindo ainda o Ribeirão Jequitibá. Nesse trecho será implantada também coleta seletiva para reciclagem de resíduos nos municípios incluídos na bacia hidrográfica.

O idealizador do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer, destacou o empenho do ex-governador Aécio Neves e a confiança em Antonio Anastasia para dar continuidade ao projeto de revitalização.

“Em 2004 eu procurei o governador Aécio Neves e disse a ele que tínhamos um sonho, que era revitalizar o Rio das Velhas. Desde essa época ele topou a parada e nos deu um apoio que vem até hoje. Toda melhoria que tem se deve a essa iniciativa do ex-governador Aécio Neves. E o Anastasia, atual governador, é  uma pessoa organizada, que assume os compromissos, não é mentiroso e a gente também tem tido esse apoio. Vamos continuar com a Meta 2014, nadar, como vamos aqui hoje, lá na região metropolitana entre Belo Horizonte, Sabará e Santa Luzia”, disse.

Moradores comprovam a despoluição

A solenidade de balanço do programa Meta 2010 e lançamento do Meta 2014 contou com a presença de 1.000 pessoas entre ambientalistas e moradores ribeirinhos. Também participaram os prefeitos de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e de Santo Hipólito, Marcio Ângelo.

Durante a solenidade, o poeta Tarso Alvarenga declamou a poesia “Adeus Rio das Velhas, Adeus”, escrita em 1995, quando o rio estava prestes a morrer. Ele disse que é difícil no mundo político as pessoas cumprirem os compromissos e ficou entusiasmado com o cumprimento do desafio por Aécio Neves e agora Antonio Anastasia. O grupo de teatro Trupe Gaia fez uma intervenção artística durante o evento e presenteou Anastasia e Aécio com um artesanato produzido na região.

O aposentado Marcelo Sales, morador de Santo Hipólito, comemora a mudança da qualidade das águas do Rio das Velhas. Para ele, as melhorias serão boas tanto para o lazer como para a alimentação dos moradores que vivem às margens do rio.

“Melhorou muito mesmo, uns 90% do que era. Hoje já tenho coragem de entrar dentro d’água, tomar banho no rio. A  gente come o peixe sem medo”, afirmou.

O prefeito em exercício de Santo Hipólito, Marcio Ângelo entregou um peixe pescado no Rio das Velhas de presente para o governador Antonio Anastasia.

“Eu questionava há um tempo que daqui a cinco anos acabou o rio, não tem peixe. Então a coisa vem melhorando e vai melhorar cada vez mais”, afirmou.

O pescador Nagib Dias também ficou surpreso com a grande mudança nas águas do Rio das Velhas.

“Antigamente você não via fundo de rio e hoje a 10 metros de distância do barranco e a 4 metros de profundidade você enxerga o fundo do rio todinho. Então melhorou muito. Hoje tem muito peixe, inclusive Dourado e Matrinxã, só peixe de primeira”, disse.

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: