Anastasia defende criação de política nacional de crédito e garantias de safra para o agronegócio

Antes do ato político, os candidatos da coligação Somos Minas Gerais participaram de uma caminhada no centro de Uberaba

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, seu vice na chapa, deputado Alberto Pinto Coelho, e os candidatos ao Senado da coligação “Somos Minas Gerais”, Aécio Neves e Itamar Franco, foram recepcionados por centenas de apoiadores, na tarde desta segunda-feira, dia 9, em Uberaba (Triângulo Mineiro). O clima de festa e música acompanhou toda a caminhada dos candidatos pelo centro da cidade.

Em entrevista, o governador Antonio Anastasia afirmou que, reeleito, cobrará uma posição firme do Governo Federal em relação às garantias de crédito e preços de safra para os produtores rurais. Ele afirmou que a valorização da agropecuária passa também por uma articulação com o Governo Federal, no sentido de viabilizar novas oportunidades de crédito para o produtor rural.

“Por isso, nosso esforço na eleição do presidente Serra, para termos de maneira mais clara a questão do crédito a favor do produtor rural, o preço mínimo da safra e uma questão equilibrada na área do meio ambiente. Com esses três tópicos, mais uma segurança jurídica no campo, teremos condições de ter uma política bastante positiva. Estou muito animado que o agronegócio mineiro tem condições de se fortalecer ainda mais, já que fizemos a infraestrutura e vamos articular mais com o Governo Federal para dar as garantias econômicas aos produtores”, disse Antonio Anastasia.
 
PIB recorde do agronegócio

O governador também destacou o grande desempenho do agronegócio mineiro em relação à produção nacional. O Produto Interno Bruto do agronegócio de Minas deverá encerrar o ano de 2010 com um valor recorde de R$ 91,6 bilhões. A estimativa é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da USP, que projeta o crescimento com base no desempenho do setor nos cinco primeiros meses do ano.

Somente nos primeiros cinco meses do ano, o PIB do agronegócio mineiro cresceu 8,48% na comparação com o mesmo período de 2009. Com esse desempenho recorde, o Estado passará a ser responsável por 12,3% do PIB do agronegócio do país. É a maior participação de Minas no cenário nacional nos últimos dez anos. Em 2003, esse percentual era de 9,3%.

“Estou muito animado com o agronegócio mineiro, que já é muito bom,  e tem condições de fortalecer ainda mais, já que fizemos a infraestrutura e vamos articular mais com o Governo Federal para dar as garantias econômicas aos produtores”, disse Anastasia.
 
Parceiro das prefeituras
Ao som de tambores, cerca de 200 pessoas, entre lideranças políticas e apoiadores com bandeiras nas cores da coligação “Somos Minas Gerais”, lotaram o calçadão da rua Artur Machado, no Centro de Uberaba, para receber Antonio Anastasia, Aécio Neves, Itamar Franco e Alberto Pinto Coelho.
 
Os candidatos caminharam pelo calçadão, tradicional ponto do comércio de Uberaba, onde foram cumprimentados por comerciantes e pedestres e ganharam até jingles de campanha em ritmo sertanejo, música muito ouvida na região do Triângulo Mineiro.

Antonio Anastasia, Aécio Neves, Itamar Franco e Alberto Pinto Coelho fizeram parada na lanchonete Todo Suco, onde comeram pão de queijo e tomaram suco e água.  O funcionário da lanchonete ficou entusiasmado. “É uma honra recebê-los. Acredito no trabalho e na honestidade do governador Antonio Anastasia“, disse Silvio Lopes, que serviu os candidatos.

A prefeita de Frutal Maria Cecília Marchi (PR), afirmou que Antonio Anastasia é o grande parceiro das prefeituras e é quem deve dar continuidade aos avanços conquistados por Minas no governo Aécio Neves.

“Ele sempre foi parceiro das prefeituras. A saúde não pode parar, a habitação, a educação, o social, o comprometimento com os municípios não podem parar. O Triângulo tem sido olhado e vai continuar a ser olhado com carinho. As nossas dificuldades são as mesmas, em qualquer situação, seja no Triângulo, no Norte, no ou no Sul. Nosso governador tem a plena lucidez como professor na firmeza das atitudes, na honestidade e no companheirismo com os prefeitos”, afirmou a prefeita.

O ex-prefeito de Uberaba, deputado federal Marcos Montes (DEM), destacou que Antonio Anastasia representa o futuro do desenvolvimento de Minas. “Provavelmente, é o único homem público do Brasil que tenha por princípio básico a gestão. Não podemos mais tirar da questão da política, a gestão. Anastasia é o ápice da gestão brasileira. Minas com certeza continuará caminhando neste rumo de desenvolvimento que vem caminhando nesses últimos anos. A gestão foi incorporada por Anastasia como secretário e vice-governador. Agora, Anastasia incorpora a parte política de Aécio e faz a gestão que ele está acostumado a fazer. Quem vai ganhar com isso, é Uberaba, Uberlândia. É o Triângulo Mineiro e, principalmente, Minas Gerais”, afirmou.

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: