Artistas mineiros transformam apoio ao governador Antonio Anastasia em obras de arte

Foram 50 artistas mineiros que pintaram muros de BH em apoio às candidaturas de Serra, Anastasia, Aécio e Itamar. Os candidatos também ajudaram os artistas a pintar muros. Foto Rodrigo Lima/Nitro

Com pincéis e tintas nas mãos e muita criatividade, artistas, arquitetos, escritores e estilistas abusaram das cores para estampar em muros e tapumes de obras o apoio à reeleição de Antonio Anastasia. Eles pintaram painéis em oito bairros de Belo Horizonte com frases e desenhos ressaltando a importância dos candidatos da coligação “Somos Minas Gerais”. O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, acompanhado do ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado, do candidato a presidente José Serra e de Alberto Pinto Coelho, candidato a vice, acompanharam a pintura dos muros em vários pontos da cidade. Antonio Anastasia e José Serra chegaram a usar os pincéis para ajudar os artistas a pintarem os muros.

O artista plástico Fernando Pacheco declarou seu apoio à coligação com uma bela pintura em muro da rua Fernandes Tourinho, na região da Savassi, onde ilustrou a bandeira de Minas Gerais, as tradicionais montanhas do Estado e os rostos dos candidatos mineiros e de José Serra. Ele ressaltou a importância da eleição de Antonio Anastasia para dar continuidade aos programas de governo iniciados por Aécio Neves.

“Enquanto Aécio Neves administrava o Estado, o Anastasia não apareceu muito para a torcida, mas teve papel importante no Governo. Articulou o Choque de Gestão, saneou as finanças de Minas, moralizou a política. Enfim, jogou uma bola eficiente para o time sem aparecer muito pra torcida. Agora, é a hora de ele fazer os gols”, defendeu o artista plástico.
 
Mãos à obra
No muro da rua Gonçalves Dias, em Lourdes, o estilista Renato Loureiro homenageou os candidatos colando macacões e escrevendo na parede a frase “mãos à obra”. Ele destacou que Aécio Neves e Antonio Anastasia foram os governadores que colocaram a moda mineira no cenário nacional, com redução de impostos de matérias-primas e com a realização do Minas Trend Preview, em parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) .

“Estou no mercado de moda há 35 anos e posso falar de cadeira. Antonio Anastasia e Aécio Neves nos apoiaram desde o início. Eles nos ouviram e nos atenderam em tudo que pedimos a eles. Queríamos uma passarela em Minas e foi criado o Minas Preview, que acontece duas vezes por ano e é o principal evento de pré-lançamento de moda do Brasil. Já está perpetuado. Mais uma vez, Minas está na frente”, destacou o estilista Renato Loureiro.

Em muro vizinho, a arte ficou por conta do arquiteto Saul Vilela que usou sucata para desenvolver seu trabalho. O artista usou três quilos de prego, peças de ferro, alumínio e até placas de carro para escrever a expressão “Serranastaécio”.

“Busquei no ferro-velho os materiais que precisava, seguindo minha linha de trabalho. É uma homenagem que faço à competência do nosso governador. Acompanhei Anastasia em toda a gestão Aécio e fiquei encantado com a competência dele, com sua seriedade e empenho. É um homem que trabalha. Com Aécio, botou esse Estado no mapa do Brasil”, disse Vilela.
 
Apoio à cultura 
Próximo à Praça da Liberdade, em tapume da rua da Bahia com avenida Augusto de Lima, outros artistas também defenderam a eleição de Anastasia, Serra, Aécio e Itamar. A artista Sílvia Santiago destacou as ações do Governo de Minas, na gestão Aécio Neves/Anastasia para transformar os centenários prédios da Praça da Liberdade no maior Circuito Cultural do Brasil.

“Nosso movimento apoia a reeleição de Anastasia porque acreditamos ser ele o gestor público mais preparado, mais competente para o cargo. O governador fez muito pela cultura. Para se ter ideia, basta lembrar o que foi feito na Praça da Liberdade, transformado em Circuito Cultural”, recordou.

No Bairro Belvedere, as artistas Sara Ávila e Fátima Pena desenharam as curvas das montanhas de Minas, o coreto da Praça da Liberdade e os contornos imortalizados nas obras de Oscar Niemeyer em Belo Horizonte para homenagear Antonio Anastasia.

“O Anastasia é o melhor candidato. Ele tem um interesse real na cultura. Não é um interesse só de ocasião por causa da campanha. O Anastasia é realmente envolvido com a questão”, contou a artista plástica Fátima Pena.
Os muros escolhidos para a intervenção cultural dos artistas em apoio aos candidatos da coligação Antonio Anastasia foram autorizados pelos proprietários, obedecendo à legislação eleitoral.

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: