Anastasia anuncia transformação do Santuário da Serra da Piedade em monumento turístico

O governador Anastasia participou da cerimônia de comemoração do Jubileu de Ouro da consagração de N.S. da Piedade como padroeira de Minas

O governador Antonio Anastasia anunciou neste sábado, dia 31, em Caeté, que transformará o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade na principal atração do turismo religioso de Minas. Durante cerimônia oficial de comemoração do Jubileu de Ouro da consagração de Nossa Senhora da Piedade como padroeira de Minas Gerais, Antonio Anastasia afirmou que enviará projeto de lei à Assembleia Legislativa para transformar o santuário em monumento turístico de Minas. O Governo do Estado também prepara projeto de criação do roteiro religioso “De Padroeira a Padroeira”, ligando o santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

“Estamos enviando esse projeto para a Assembleia Legislativa transformando o Santuário da Serra da Piedade em monumento turístico do Estado. Acredito que temos aqui vários valores, o espiritual, o local de peregrinação, o valor ambiental. São valores importantes que cabem ao poder público proteger. A Serra da Piedade já é uma área de preservação, que atrai os turistas para Caeté e para Belo Horizonte. Temos um local de peregrinação que deve ser mais difundido entre os milhões de fieis que temos em Minas e no país”, afirmou o governador em entrevista na Serra da Piedade.

O governador Antonio Anastasia ressaltou que o Governo de Minas, por meio de parceria da Secretaria de Turismo, com a prefeitura de Caeté e a direção do Santuário, intensificará as ações iniciadas no ano passado, para melhorar o acesso à Serra da Piedade, garantir boa infraestrutura para receber os visitantes e minimizar os impactos causados pelo incremento ao turismo. Somente no período do Jubileu, que acontece em agosto e setembro, o santuário recebe aproximadamente 12 mil visitantes. 

“Com a parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo, juntamente com a prefeitura de Caeté e, naturalmente, a direção do Santuário, vamos melhorar a estrada e o acesso à entrada do Santuário, além de investimentos em todo o complexo para garantir mais conforto e segurança para os peregrinos e turistas”, disse o governador.

Durante a visita ao Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, o governador Antonio Anastasia, que é candidato à reeleição, ao lado do candidato a vice, Alberto Pinto Coelho, foi saudado pelos fiéis que acompanharam as celebrações do cinquentenário de Consagração de Nossa Senhora da Piedade. Antes da cerimônia de comemoração do Jubileu de Ouro, o governador Antonio Anastasia ouviu uma oração de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, em favor dos pobres e pela justiça social. Também participaram da comemoração, os cardeais Dom Odílio Pedro Scherer, que representou o Vaticano e Dom Geraldo Magela Agnelo, cardeal de Salvador, Primaz do Brasil e ex-presidente da CNBB.
 
Turismo religioso
 
Presente na cerimônia em Caeté, a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, afirmou que o novo roteiro religioso atrairá mais turistas para Minas Gerais, gerando emprego e renda nos municípios.

“É um caminho muito religioso e bacana. Temos de melhorar a infraestrutura para as pessoas que fazem as caminhas à procura da fé. Vamos melhorar os banheiros, a sinalização e segurança. Existem muitas fazendas centenárias e comunidades carentes de investimentos ao longo do caminho”, afirmou a secretária.

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade será o ponto de chegada do roteiro religioso de 600 km, que partirá do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, com destino a Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O trecho de peregrinação passa por 32 cidades e mais de 200 catedrais. O roteiro de peregrinação religiosa faz parte das ações do Governo do Estado para incrementar o projeto da Estrada Real, o maior roteiro histórico do país.
 
Ações integradas
A secretária destacou que o Governo de Minas já investiu R$ 1,8 milhão para melhorar a infraestrutura de acesso à Serra da Piedade. Desde o ano passado, o santuário passa por uma série de reformas estruturais que tem como objetivo adequar os equipamentos de hospedagem, alimentação e de lazer e por conseqüência elevar a qualidade da visita.

No final do ano passado a secretaria de Estado de Turismo e a prefeitura de Caeté, assinaram convênio para eletrificação de trechos na Serra da Piedade e captação de água. No local será instalado ainda o Centro de Acolhida ao visitante. As secretarias de Estado de Turismo e de Meio Ambiente, o Instituto Estadual de Florestas e o Santuário Estadual de Nossa Senhora da Piedade estão elaborando um programa de educação ambiental para os visitantes, e nova sinalização dos atrativos turísticos. O DER contratou empresa para a elaboração do projeto que prevê a readequação de trevos na MG-435 que liga Caeté à BR-381. 

O santuário foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Conjunto Arquitetônico e Paisagístico e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). Na Serra da Piedade ainda está instalado o Observatório Frei Rosário, gerido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que recebe estudantes, pesquisadores e visitantes de todo o país.

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: