Deputado Narcio Rodrigues propõe na Unesco rede de Centros Ambientais

Ao falar, nessa quinta-feira, como “convidado especial” do encontro do Conselho do Programa Hidrológico Internacional (PHI) da Unesco, em Paris, o deputado Narcio Rodrigues, idealizador da criação do Instituto Hidroex, foi aplaudido ao propor a criação de uma rede mundial unindo os Centros de Educação para as Águas que as Nações Unidas estão implantando em 25 países do mundo. Depois de visitar alguns desses centros, na Escócia, em Portugal, na Holanda e no Japão, o parlamentar brasileiro disse ao plenário do PHI: “mais importante que espalhar centros por todos pontos do mundo, é fazer com que eles atuem em rede, de forma integrada, consolidando um amplo programa mundial de educação para as águas”.

Narcio Rodrigues , que já tinha participado do Fórum Mundial de Águas em Istambul, disse que, na questão ambiental, o mundo está precisando de menos discursos e diagnósticos, e mais ação e programas. “Na velocidade em que estamos apresentando soluções, seremos engolidos pelos fatos. A degradação do Planeta ocorre em velocidade muito maior do que o surgimento de soluções e isso deve servir de alerta”, avisou o deputado. Ele defendeu que a Unesco crie, no Brasil, um Observatório permanente do movimento das águas, chamado Observatório do Planeta Água, e disse que sua sede poderia ser próxima ao Centro de Arte Contemporânea Inhotim, em Brumadinho, na Grande BH. Ele sugeriu, inclusive, que o Inhotim seja sede, no início de 2011, de um encontro do Conselho do PHI e do Conselho Mundial de Águas.

Ao final do seu discurso, ele retomou a defesa da criação do Parlamento Mundial de Águas, “como forma de comprometer, não só os parlamentos e os parlamentares, mas os Orçamentos Públicos dos países das Nações Unidas com um grande programa mundial de educação ambiental com foco principal na recuperação, preservação e valorização dos recursos hídricos”. O encontro do PHI teve início no dia 5 e vai se encerrar nesse dia 9. No documento final, estarão contidas as propostas deixadas pelo deputado Narcio Rodrigues, que receberam o apoio de vários países, especialmente do Japão, da Holanda, de Portugal e dos países da África.

Leia também Deputado Narcio Rodrigues discute programa “Jovem Cousteau” em Paris

Fonte: Assessoria de imprensa do deputado Narcio Rodrigues

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: