HidroEx recebe apoio do governo japonês

Missão liderada pelo Deputado Narcio Rorigues se encontra com vice-ministro Kenyu Kohmura (ao centro). Brasil quer transferência da tecnologia japonesa de prevenção de enchentes

Depois de fechar acordo entre o HidroeX – Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas, e o ICHARM – o Centro Japonês para prevenção de desastres naturais envolvendo água, que também é categoria II da Unesco, a exemplo do HidroEX  – a missão brasileira ao Japão continuou a cumprir uma concorrida  agenda oficial que a levou a dois ministérios daquele país. Chefiados pelo deputado Narcio Rodrigues (PSDB/MG) os brasileiros foram recebidos pelo  vice-ministro de Infra-Estrutura, Transportes e Turismo,  Kenyu Kohmura. Neste encontro, os japoneses apresentaram  orgulhosos um dos maiores feitos da  engenharia japonesa, uma obra reconhecida no mundo  inteiro como um dos mais arrojados projetos nesta área. O objetivo deste mega projeto é proteger  a cidade de Tóquio de inundações e eventuais variações do Oceano Pacífico, além de Tsunamis. 

O ministro japonês  explicou que, durante décadas, Tokyo sofreu inundações catastróficas do rio Arakawa – que deságua no Pacífico, causando grandes tragédias. A saída foi a construção de um grande canal que levasse à mudança do curso natural do rio  com o aterramento de uma área de dezenas de quilômetros quadrados, muito acima do nível do rio e do mar. Esta área foi projetada, inclusive, para abrigar mais de 200 mil pessoas, de forma segura, com moradias improvisadas, em caso de catástrofes.

Depois desta visita, a missão brasileira foi convidada a dar uma volta pelo rio  Arakawa, até a foz com o oceano Pacífico, para pode observar de perto esta obra formidável da engenharia humana. Impressionado, o deputado Narcio Rodrigues mencionou ao ministro Kenyu Kohmura os problemas semelhantes vividos hoje por cidades brasileiras em grande proporção, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis,  e,  em menor escala, cidades como Uberaba e Uberlândia. Narcio disse que esta aproximação entre o HidroEx e o ICHARM será muito produtiva e poderá “tropicalizar”  soluções japonesas encontradas para minimizar o impacto de desastres naturais envolvendo água.

A delegação brasileira também foi recebida  pelo diretor-geral do Ministério de Educação, Cultura, Esportes e Ciência e Tecnologia do Japão, Kiso Isao, para tratar do mesmo assunto. Narcio Rodrigues convidou os técnicos destes dois ministérios a  visitar o Brasil, para que eles possam conhecer de perto nossos recursos hídricos e se inteirar dos problemas advindos de acidentes naturais, como os recentemente acontecidos em Niterói e em Angra dos Reis. ” Quem sabe não possamos utilizar um pouco da tecnologia e da experiência dos japoneses com enchentes para resolvermos ou minimizarmos problemas que temos no Brasil dessa natureza”, disse o deputado Narcio Rodrigues.

Além de Narcio Rodrigues, a missão brasileira é composta por Richard Megank, presidente do HidroEX, Ricardo Motta, vice-presidente executivo do Instituto Brasileiro e por Igor Tameirão, responsável pelas relações do HidroEX com a Unesco.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Narcio Rodrigues

Anúncios

Tags: , , , ,

Uma resposta to “HidroEx recebe apoio do governo japonês”

  1. Fernando Says:

    Impressionante a tecnologia dos japas em combaterem e prevenirem enchentes e outras catástrofes naturais.
    Morei em Tokio por 2 anos e vi como estão bem avançados tecnologicamente.
    Os japoneses importam muita coisa do Brasil, como produtos apícolas, frutas exóticas, medicamentos homeopáticos, nutryorac, sementes para cultivo de gêneros alímenticios, pescado e muito mais
    Qualquer tipo de parceria, portanto entre Brasil e Japão é extremamente benéfica para o país.
    Mais um ponto para o PSDB.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: