Cirurgia para reconstrução de mama é tema de audiência

A deputada Ana Maria destaca a importância da audiência para que pacientes com câncer de mama tomem conhecimento dos seus direitos perante a lei - Foto Guilherme Bergamini/ALMG

 
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, atendendo a requerimento da deputada Ana Maria Resende (PSDB-MG), vai realizar, na  próxima quarta-feira, dia 26, audiência pública para discutir a Lei Federal 9.797, de 1999. A lei obriga as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) a fazerem cirurgia plástica reparadora da mama nos casos de mutilação decorrente de tratamento de câncer. A reunião acontece às 9h30, no Plenarinho I.

Na avaliação da deputada, é de suma importância a realização desta audiência para que pacientes com câncer de mama tomem conhecimento dos seus direitos perante esta lei. “A reconstrução mamária é um procedimento capaz de devolver à mulher o bem estar, a autoestima e a vontade de viver, traduzido pela qualidade de vida recuperada e pela eliminação da sensação de mutilação. Todavia, lamentavelmente, muitas mulheres ainda deixam de realizar a cirurgia justamente por não saberem que ela pode ser feita de graça”, afirmou.

Em seu requerimento, a deputada destaca que a valorização do autoexame, o uso de equipamentos mais sensíveis e um maior entendimento da doença, são fatores que têm contribuído para a redução da mortalidade por câncer de mama. No entanto, estudos recentes apontam que as deformidades provocadas pela mastectomia (total ou parcial) podem causar seqüelas psicológicas às mulheres. Quase 90% dos casos de reconstrução mamaria são decorrentes desse tipo de cirurgia.

Convidados: o ministro da Saúde, José Gomes Temporão; o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; o superintendente geral do Instituto Mário Penna, Cássio Eduardo Rosa Resende; a psicóloga, Valenir Dias Machado Corrêa da Costa e o mastologista, Douglas de Miranda Pires.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Deputada Ana Maria Resende

Anúncios

Tags: , , , , ,

Uma resposta to “Cirurgia para reconstrução de mama é tema de audiência”

  1. Adriano Says:

    Acredito que muitos direitos deixam de ser exercidos neste país simplesmente pelo desconhecimento da população. Parabéns pela sua iniciativa deputada! Minha tia teve de ser submetida a uma cirurgia reparatória. Sei bem o quanto ela importante!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: