Após pressão dos tucanos, Senado aprova Ficha Limpa

Senador Arthur Virgílio, líder do PSDB no Senado Foto Waldemir Barreto/Ag.Senado

O Senado aprovou nesta quarta-feira, dia 19, por unanimidade, o projeto de iniciativa popular conhecido como Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de pessoas condenadas em segunda instância. O projeto, que teve 76 votos a favor e nenhum contrário e abstenções, segue para a sanção presidencial.

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que fez a proposta com o respaldo de mais de 1,6 milhão de assinaturas, acredita ser possível aplicar a nova regra já nas eleições deste ano, se a proposta for sancionada até 9 de junho. O PSDB já anunciou que não vai aceitar candidatos com problemas na justiça.

Aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados, o Ficha Limpa tornou-se tema de extrema importância para os parlamentares tucanos. Mesmo com a tentativa da base de apoio ao governo de retardar a votação, prevaleceu a pressão de senadores da oposição, interessados em vetar a participação nas eleições de candidatos com problemas na justiça.

Desde o início da semana, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM) , estabeleceu como prioridade a votação da matéria, por ser de interesse da sociedade. Na contramão, o líder do governo, que tinha apresentado nove emendas ao projeto, tentou vetar a proposta justamente pelo fato de ter sido uma iniciativa da sociedade. Ele alegou que não votaria “o projeto à toque de caixa” e descartou a possibilidade de acordo para dar caráter de urgência ao projeto, como sempre defendeu  o PSDB.

Leia matéria completa Após pressão do PSDB, Senado aprova Ficha Limpa

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: