Minas do Futuro debate as políticas sociais e a promoção da equidade

O presidente do PSDB/MG, deputado federal Narcio Rodrigues, abriu o segundo seminário da série "Minas do Futuro" - Foto PSDB/MG

Cerca de 150 pessoas compareceram ao auditório do PSDB/MG, nesta segunda-feira, dia 10, para o segundo seminário da série  “Minas do Futuro”. O presidente do partido em Minas Gerais, o deputado federal Narcio Rodrigues, abriu o evento que teve como tema  “As políticas sociais e a promoção da equidade: o papel do Governo de Minas”. “Não tenho dúvidas: dos seminários que estamos realizando, todos com conteúdos riquíssimos, este é um que será o tema central do debate eleitoral deste ano”, disse.

O seminário reuniu a secretária de Estado e também diretora do ITV/MG, Elbe Brandão; o pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar/UFMG), Eduardo Rios, e o consultor Eugênio Vilaça, além dos secretários de Saúde, Antônio Jorge, de Educação, Vanessa Guimarães, e de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gazzola.

O pesquisador Eduardo Rios, primeiro a ministrar palestra, apresentou alguns desafios que devem ser superados nas próximas gestões. De acordo com ele, apesar de o país ter avançado em algumas áreas, como urbanização, e de os indicadores de modernidade serem positivos, muitas questões ainda precisam ser trabalhadas, dentre elas, a principal é a desigualdade na educação.

A segunda palestra, ministrada pelo consultor Eugênio Vilaça, tratou da iniquidade na área da saúde. Segundo Vilaça, para melhorar os índices sociais e de saúde, é necessário haver mais desenvolvimento e distribuição de renda. Vilaça pontuou que há iniquidade na área de saúde em todos os países, mas ela acentua-se naqueles em que há menos gastos públicos. 
 
Debate

A Secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães, abriu os debates defendendo um maior financiamento para a educação para se adequar às necessidades da realidade brasileira. Para ela, das políticas públicas, a educação é a que melhor faz a ponte entre desenvolvimento econômico e crescimento social da população. Entre os projetos desenvolvidos em Minas, Vanessa Guimarães destacou a Escola de Tempo Integral como sendo o projeto do futuro.

Na sequência, a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Lúcia Gazolla, afirmou que o Choque de Gestão, realizado pelo Governo Aécio Neves, foi muito importante para gerar condições de governança, avanços na eficiência, restauração do equilíbrio fiscal e condições para implementação do programa estratégico “Estado para Resultados”. Gazolla lembrou ainda que o desenvolvimento social não deve ser pensado somente como desenvolvimento econômico. “Temos de buscar conceitos muito mais complexos, como desenvolvimento social, cultural, político, sustentável e, por fim, o humano. A melhor definição de desenvolvimento social é a expansão continuada da cidadania”, disse.

O Secretário de Estado de Sáude, Antonio Jorge Souza, encerrou os debates explicando quais são os grandes desafios na agenda da saúde. Em seguida, o secretário fez uma apresentação sobre saúde e equidade nos últimos anos em Minas Gerais, reconhecendo que embora ainda tenham pontos a ser melhorados, o Estado avançou muito desde 2003.  “Temos a melhor qualidade de gastos em saúde do País, a melhor estratégia da educação, reconhecida pelas entidades de saúde, e portanto, nosso gasto é qualificado. Nossa tendência de crescimento é expressiva, a curva é muito consistente no aumento do serviço estadual de saúde”, concluiu.

No final do evento, o professor Cláudio Beato, coordenador do Programa de Governo do pré-candidato Antonio Anastasia e dos debates “Minas do Futuro”, apontou como desafio montar um agenda economica que ofereça condições de desenvolvimento a todas as regiões do Estado, já que há desigualdade entre as regiões do norte e sul de Minas.


Minas do Futuro

A série “Minas do Futuro” é uma promoção do Instituto Teotônio Vilela (ITV/MG),órgão de estudos e formação política ligado ao PSDB; Fundação Astrojildo Pereira, do PPS; Fundação Liberdade e Cidadania, do DEM, e Fundação Milton Campos. A finalidade deste ciclo de discussões é fornecer subsídios, além de ser a primeira ação, para a formulação do Programa de Governo do pré-candidato Antonio Anastasia. O primeiro seminário foi aberto no dia 12 de abril com o tema “As perspectivas do desenvolvimento econômico de Minas e o papel do governo do Estado”. O último debate será realizado no dia  no dia 14 de junho e vai discutir “Os desafios da infraestrutura em Minas Gerais e o papel do Governo do Estado”.

Confira, abaixo, outras fotos do evento

Auditório PSDB/MG

A Secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães

Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Lúcia Gazolla

Secretário de Estado de Sáude, Antonio Jorge SouzaAuditório PSDB/MG

Secretária de Estado e também diretora do ITV/MG, Elbe Brandão

Fonte: PSDB/MG

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: