Serra defende mais repasses para Minas durante painel em Belo Horizonte

Foto PSDB/MG

O pré-candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, defendeu nesta quinta-feira, dia 6, mais repasses do Governo Federal para Minas Gerais durante o 27º Congresso Mineiro de Municípios, realizado em Belo Horizonte. O congresso foi promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) . Serra foi convidado a debater para uma platéia de prefeitos e políticos o tema “Autonomia Municipal: realidade ou utopia?”. Também participaram do painel as pré-candidatas Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV).

José Serra iniciou sua participação falando sobre a experiência como prefeito da cidade de São Paulo e a importância disso em sua carreira política. “Eu achava que a vida pública só poderia ser completa se eu fosse prefeito alguma vez. Porque o prefeito é que está cara a cara com a população”, disse.

Durante o debate, Serra se mostrou favorável ao aumento do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), lembrando que em Minas 60% dos municípios dependem quase que exclusivamente do Fundo. “Para compensar as perdas do FPM, que foram de R$ 3,6 bilhões, o governo federal repassou somente R$ 2 bilhões”, lembrou.

Outro ponto defendido por José Serra foi o aumento dos royalties sobre o minério de ferro e é preciso ficar ligado a investimentos. “É preciso estender (os royalties) a outros recursos naturais, Minas, por exemplo, é campeão na produção e exportação de alguns minérios”, afirmou.

Serra destacou a importância de um trabalho de governo conjunto com os municípios, usando como exemplo de gestões com parcerias bem sucedidas o governo Aécio Neves, em Minas, e o sua administração no estado de São Paulo. Para Serra, é preciso também haver uma diminuição dos gastos com o governo para que sobre mais recursos para os municípios.

No encerramento, Serra reafirmou a necessidade de estar atento às questões municipais. “Para mim não tem problema pequeno, aquele que parece pequeno para o governo federal, é um problema grande para uma cidade,” frisou e acrescentou: “O meu estilo é de trabalho. Estou convencido não só de que o Brasil pode mais, estou convencido de que os municípios podem mais, merecem mais e vão ter mais.”

Ao final do debate, o prefeito de Conselheiro Lafaiete e presidente da AMM, José Milton (PSDB), entregou a José Serra os documentos “Pacto federativo, um pacto pelo Brasil” e “Movimento Mineiro Contra a Falência dos Municípios” com as reivindicações dos prefeitos.

Antes da realização do painel com os presidenciáveis, realizado na tarde desta quinta-feira, uma manifestação de professores estaduais em greve, considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, tumultuou a entrada dos convidados.

 Congresso Mineiro de Municípios

Realizado pela AMM, o congresso é um tradicional evento do cenário público e tem como proposta “o fortalecimento municipal por meio do conhecimento, proporcionando melhor condição de tomada de decisões para o desenvolvimento de uma gestão pública eficiente”.

A programação desta 27ª edição teve como tema: “Gestão e Tecnologia: Modernização e Resultados na Administração Pública” e reuniu conferências, palestras técnicas e painéis Correalizadora do evento, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) também ministrou palestras durante o encontro.

O congresso começou no dia 4 de maio e reuniu, durante três dias, cerca de seis mil pessoas.

 Encontro com parlamentares

Após o congresso, José Serra participou junto com o governador Antonio Anastasia de um encontro com parlamentares mineiros no Palácio das Mangabeiras. Estiveram presentes deputados estaduais e federais da base de apoio do governo de Minas, além de senadores.

Fotos Alessandro Carvalho

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: